02/10/2020 às 14h00min - Atualizada em 02/10/2020 às 14h00min

Diário Oficial da União confirma indicação de Kassio Nunes para o STF

O desembargador do TRF da 1° Região vai ocupar a vaga de Celso de Mello

Agência Brasil
Com edição do Belém.com.br
Kassio Cunha Marques tem 48 anos e é desembargador desde 2011. (Foto: Ramon Pereira/Ascom TRF-1)
           
Nesta sexta-feira (2), o
Diário Oficial da União confirmou a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1° Região, para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento, o presidente da República Jair Bolsonaro encaminha o nome do desembargador para apreciação no Senado Federal. Cabe aos senadores decidir se Kassio Nunes assumirá a vaga do ministro Celso de Mello. No fim de setembro, o integrante mais antigo do STF antecipou a aposentadoria da corte para 13 de outubro.

Durante sua live semanal nesta última quinta (1º), Bolsonaro sinalizou que a próxima vaga aberta para o Supremo será ocupada por um jurista ou magistrado de perfil cristão. "Nós temos uma vaga prevista para o ano que vem também. Essa segunda cadeira vai ser para um evangélico", afirmou.

Em 2021, o ministro Marco Aurélio Mello também vai chegar aos 75 anos, devendo se aposentar compulsoriamente por tempo de serviço.

Perfil

Kassio Cunha Marques tem 48 anos e é desembargador do Tribunal Federal da 1ª Região (TRF1) desde 2011. Ele foi escolhido pela então presidente Dilma Rousseff na vaga reservada a profissionais oriundas da carreira na advocacia.
Natural de Teresina, Marques foi advogado por cerca de 15 anos e integrou os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, também foi juiz no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí.

Celso de Mello

Nesta mesma edição do Diário Oficial foi publicado o decreto, no qual o presidente da República concede a aposentadoria, a partir de 13 de outubro, a José Celso de Mello Filho, do cargo de ministro do STF.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?