06/10/2020 às 10h42min - Atualizada em 06/10/2020 às 10h42min

Operação Círio 2020 vai interditar diversos locais em Belém

A ação visa impedir que a taxa de contágio da covid-19 volte a crescer

Ascom Segup
Com edição do Belém.com.br
A Operação Círio 2020 será realizada no período entre 10 a 11 de outubro. (Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará)
    
A 228ª edição do Círio de Nazaré, uma das maiores procissões religiosas do Brasil, ocorrerá de forma diferente em 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus. Para fazer cumprir os protocolos de saúde, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) construiu um planejamento operacional para conscientizar e evitar aglomerações nos principais pontos da cidade. 


A Operação Círio 2020 será realizada no período entre 10 a 11 de outubro. A ação visa impedir que a taxa de contágio da covid-19 volte a crescer no Pará. Anualmente, o Círio reúne em média mais de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém.

Interdição

A operação vai contar com a atuação da Polícia Militar, Guarda Municipal, Guarda da Santa e militares das Forças Armadas. O isolamento será feito no entorno do Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN), próximo à Basílica Santuário; em frente ao Colégio Gentil Bittencourt; e na Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha. 

Promesseiros e turistas que estiverem nesses locais serão orientados pelos Guardas da Santa, com apoio dos agentes de segurança pública e militares das Forças Armadas, a deixarem o espaço a fim de evitar aglomeração e possível contaminação da covid-19.  

Ao todo, nove cruzamentos serão interditados. O acesso à praça do Can será fechado a partir das 14h de sábado (10) até as 12h do domingo (11). Na igreja da Sé o acesso será interrompido a partir das 22h de sábado (10) até as 10h do domingo (11). Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vão fazer as orientações do trânsito à população. Haverá, ainda, o apoio da Marinha e Aeronáutica, totalizando um efetivo de 1.639 agentes, em mais de 169 viaturas. 

Emoção no ar

Entre 10 a 11 de outubro, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) vai ajudar a derramar as bênçãos de Nossa Senhora sobre os paraenses. Duas aeronaves serão utilizadas para fazer o traslado da imagem peregrina que sobrevoará os principais hospitais da cidade, além de unidades de saúde e postos de atendimento aos pacientes com a covid-19.

Fiscalização nos rios

Equipes do Grupamento Fluvial (Gflu), Companhia de Policiamento Fluvial (CIPFlu), Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros farão a fiscalização dos portos de Belém e Icoaraci, a fim de evitar aglomerações, orientando e prevenindo acidentes e eventuais crimes que comprometam a segurança da navegação. A fiscalização começa a partir das 7h da manhã do sábado (10), seguindo até as 12h do domingo (11).


Serviço
Pontos de interdição Círio 2020

Local: Colégio Gentil Bittencourt
Horário: A partir de 14h
Avenida Nazaré com Generalíssimo 
Magalhães Barata até em frente a Delegacia-Geral. 

Local: Praça do Can 
Horário: 14h sábado (10) às 12h domingo (11)
Av, Nazaré com a Rua Dom Alberto Ramos ( ao lado da Basílica) 
Tv. 14 de março com  a Rua Dom Alberto Ramos
Rua Dom Alberto Ramos com a Av. Generalíssimo Deodoro
Av. Gentil Bittencourt

Local: Igreja da Sé 
Horário: 22h sábado às 10h domingo  
Rua Padre Champagnat com Praça Dom Pedro I
Rua Ladeira do Castelo com Rua Siqueira Mendes
Rua Siqueira Mendes com Rua Padre Champagnat
Rua Dr. Assis com Tv. Félix Roque
Tv. Félix Roque com Rua Dr. Malcher
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?