10/10/2020 às 15h23min - Atualizada em 10/10/2020 às 15h23min

Decoração da Berlinda será transmitida ao vivo pela TV

Na ocasião vai ser realizada uma live musical com cantoras paraenses

Assessoria do evento
Com edição do Belém.com.br
As flores utilizadas na decoração vêm de São Paulo, entre hortênsias, lírios e orquídeas. (Foto: Bruno Cecim)
      
Pela primeira vez na história do Círio, a decoração da Berlinda será feita ao vivo e transmitida pelos veículos oficiais da festa mariana. Entre os profissionais que vão participar da ação estão decorador, designer floral, artista plástico e escultor. Na ocasião também ocorrerá a live musical das cantoras paraenses Lucinha Bastos, Gigi Furtado, Andréa Pinheiro, Alba Maria e Sandra Duailibi.
 
"Depois de tantos anos cantando nas procissões do Círio e Trasladação, a gente viver essa experiência nova, sem a multidão nas ruas, será para descobrir o Círio dentro da gente. Produzir essa live tem sido muito bacana. Estou numa expectativa muito grande, ensaiamos com amor, com músicas tradicionais que marcam esse momento para o paraense", relata Lucinha Bastos.
 
As flores utilizadas na decoração vêm de São Paulo, entre hortênsias, lírios, orquídeas e rosas em tons de branco, azul e cor de rosa, nos tons do céu. Também serão utilizadas orquídeas de produtores locais. "Por conta dos vendedores locais não possuírem quantitativo suficiente solicitado pela Diretoria, tivemos que solicitar de produtores de São Paulo também", avalia Daniela Souza, da diretoria de decoração.
 
O decorador Vando Nascimento trabalha há 26 anos na área de eventos. No Círio, ele participa desde 2013, quando recebeu o convite para fazer a decoração da Berlinda para a procissão de domingo. "A partir daí, passei a realizar outros projetos dentro da programação do Círio, como a Romaria da Diretoria, das crianças, rodoviária, escadinha, altares da Basílica, Catedral, entre outros”, declara Vando Nascimento. 
 
História
 
A Berlinda começou a fazer parte do Círio a partir de 1855, em substituição a uma espécie de carruagem puxada por cavalos ou bois, chamada de palanquim. Durante muitos anos, conta-se que o Bispo ia sentado dentro dela e levava a Imagem no colo.

Em 1880, o Bispo Dom Macedo Costa mandou fazer uma Berlinda que levasse a imagem sozinha. Em 1926, a Berlinda foi transformada em andor e assim saiu até o Círio de 1930. Hoje, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré na procissão do Círio já é a quinta da história. Confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto, ela tem estilo barroco e é esculpida em cedro vermelho. 

Ornamentada com flores naturais na véspera do Círio, a Berlinda é colocada sobre um carro com pneus, que na procissão é puxado pela corda conduzida pelos devotos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?