19/10/2020 às 10h00min - Atualizada em 19/10/2020 às 10h00min

Na Bolívia, boca de urna dá vitória a Luis Arce no 1º turno

O candidato é do Movimento para o Socialismo, mesmo de Evo Morales

Agência Brasil
Com edição do Belém.com.br
A empresa de pesquisas Ciesmori revelou 52,4% dos votos ao candidato presidencial do MAS. (Foto: Reuters/Manuel Claure/Agência Brasil)
      
O candidato do Movimento para o Socialismo (MAS), Luis Arce, disse nesta segunda (19) que a Bolívia "voltou à democracia". A anúncio foi feito após pesquisas de boca de urna indicarem sua vitória nas eleições para a Presidência da República em primeiro turno turno.

Durante entrevista coletiva, o sucessor do ex-líder socialista Evo Morales declarou querer trabalhar por todos os bolivianos e constituir um governo de unidade nacional. Enquanto Luis Arce respondia os jornalistas, a contagem de votos mal ultrapassava os 5%.

De Buenos Aires, o ex-presidente Evo Morales garantiu que o partido MAS ganhou as eleições. “Assinalam-me que houve uma vitória do Movimento para o Socialismo, do irmão Lucho [Luis Arce] presidente e o irmão David [David Choquehuanca] vice-presidente. Além disso, o MAS terá maioria nas duas câmaras da Assembleia Legislativa. Irmãos da Bolívia e do mundo, Lucho será o nosso presidente", assegurou Morales.

O ex-chefe de Estado pediu que os diversos líderes façam um grande acordo nacional para tirar o país da crise. "Devemos deixar de lado as diferenças, os interesses setoriais e regionais para conseguirmos um grande acordo nacional com partidos políticos, empresários, trabalhadores e o Estado. Juntos construiremos um país sem rancores e que nunca recorra à vingança", afirmou.

Presidente em exercício

A presidente em exercício da Bolívia, Jeanine Áñez, afirmou no Twitter que ainda não existe um resultado oficial, mas que, com base nos dados disponíveis, Arce e Choquehuanca venceram as eleições. "Parabenizo os vencedores e peço-lhes que governem tendo a Bolívia e a democracia em mente", escreveu.

Boca de urna

A empresa de pesquisas Ciesmori revelou 52,4% dos votos ao candidato presidencial do MAS. Em segundo lugar aparece Carlos Mesa, da Comunidade Cidadã, com 31,5%. O tribunal eleitoral, o governo interino da Bolívia e as missões internacionais de observadores pediram calma enquanto se aguarda o resultado oficial, que pode levar vários dias.

A Bolívia realizou eleições nesse domingo para eleger presidente, vice, deputados e senadores para os próximos cinco anos. Pela primeira vez desde 1989, Morales não participou do processo eleitoral. O ex-presidente vive na Argentina desde que renunciou à Presidência em novembro de 2019, depois de denunciar a existência de um golpe de Estado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?