21/10/2020 às 09h00min - Atualizada em 21/10/2020 às 09h00min

Programa de acompanhamento pós covid inscreve até esta sexta (23)

O cadastro poderá ser feito por meio do Whatsapp (91) 98118-2421

Ascom Uepa
Com edição do Belém.com.br
Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. (Foto: Marcelo Seabra/ Ag. Pará)
     
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está atendendo desde julho, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde de Pacientes Pós Covid-19, pacientes que apresentam lesões e sequelas da doença. Para este mês de outubro, o cadastro de pessoas interessadas poderá ser feito entre os dias 19 a 23, por meio do Whatsapp (91) 98118-2421.

Após esse registro, uma equipe fará uma triagem com os pacientes cadastrados para obter mais detalhes clínicos, o que permitirá alocá-los para avaliação, dependendo da necessidade. A análise presencial dos pacientes triados e alocação nos diferentes serviços será a terceira etapa do programa.
 
Segundo o professor Fábio Falcão, fisioterapeuta e coordenador do Programa Pós Covid-19, falta de ar, cansaço, dores articulares e musculares, alterações neurológicas, perda de cabelo e de paladar e olfato são as consequências mais comuns apresentadas após o fim do ciclo da doença.

Atendimento

O programa é voltado para maiores de 18 anos que já foram diagnosticados e concluíram o ciclo de manifestação do vírus. Pessoas recuperadas que confirmaram a doença por meio de algum teste ou apenas apresentaram sintomas característicos da infecção pelo novo coronavírus também serão atendidas.
 
Além da avaliação clínico-funcional, o paciente poderá realizar exames de espirometria e tomografia computadorizada de tórax; reabilitação pulmonar; avaliação dermatológica; e atendimento neurológico. Posteriormente, existe também a possibilidade de inclusão em outros serviços oferecidos pela Unidade como, por exemplo, acompanhamento de hematologia, clínica médica, atendimento psicológico e nutricional.

Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto/CER III), localizada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Uepa, em Belém.
 
A proposta é atender em torno de 35 pessoas por dia. Para os pacientes selecionados, serão exigidos presencialmente, durante a avaliação, os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os selecionados serão chamados de forma gradual para iniciar o acompanhamento.

A equipe multiprofissional é composta por professores, alunos e profissionais da saúde, tendo como objetivo avaliar os diversos impactos da doença no organismo dos pacientes, bem como acompanhar e reabilitar pessoas que ficaram com lesões e sequelas.

Para mais informações, interessados podem também acompanhar o
Instagram do Programa.

Serviço
Programa de Atenção Integral à Saúde de Pacientes Pós-Covid-19
Faixa etária: maiores de 18 anos.
Cadastro somente via mensagem de WhatsApp: (91) 98118 2421
Data do cadastro: 19 a 23 de outubro
Local: Ambulatório de Doenças Respiratórias da Ueafto/Uepa. Centro Especializado em Reabilitação (CER III) - bloco D, sala 17.
Endereço: Avenida Rômulo Maiorana. 66095-520. Marco. Belém-Pará

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?