21/10/2020 às 13h00min - Atualizada em 21/10/2020 às 13h00min

Outubro Rosa chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Em Canaã dos Carajás, histórias revelam a coragem de quem enfrentou a doença

Rosa Borges / Equipe Belém.com.br
Unidades de Saúde da zona urbana e rural estão desenvolvendo várias atividades de conscientização. (Ascom Prefeitura de Canaã)
     
Outubro é conhecido como o mês internacional de prevenção do câncer de mama e do colo de útero e traz consigo inúmeras campanhas pelo Brasil afora, no sentido de conscientizar as mulheres para a realização dos exames preventivos das doenças. Em Canaã dos Carajás, sudeste paraense, diversas histórias revelam a coragem e os desafios de quem enfrentou essa batalha.

Marlúcia Ferreira, candidata a vereadora pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros), enfrentou um câncer de útero. Em 2017, ela foi procurar um médico após sofrer uma hemorragia e descobriu que o câncer já estava instalado em seu corpo. Ela nunca tinha feito nenhum exame preventivo, nem mamografia. Hoje aconselha as mulheres que se mobilizem e façam anualmente os exames preventivos do câncer, além, é claro do autoexame. 

Marlúcia começou o tratamento em Barretos (SP) e passou por uma cirurgia com duração de nove horas e meia. Depois de vinte dias viriam as sessões de quimioterapia e radioterapia. Durante seu tratamento, o filho mais velho, Miquéias, morre aos 24 anos, vítima de um acidente de automóvel. Ela então precisou voltar a Canaã para sepultar o filho. "Foi difícil, mas retornei a São Paulo para continuar o tratamento. Fiz mais quatro quimioterapias, dezesseis radioterapias e quatro braquiterapias", relata.
 
Hoje, já curada do câncer, ela obedece rigorosamente o tratamento. De tempos em tempos precisa voltar a Barretos para exames de controle da doença. "Vi pacientes que chegaram lá para se tratarem e morreram, mas eu estou de pé. Enfrentei um câncer e a perda de um filho. Então, se cuidem, não façam como eu, que fui displicente com minha saúde e paguei um alto preço. Façam seus exames regularmente”, solicita.

Marlúcia promete implantar uma Casa de Apoio em Barretos, que vai se chamar "Pará-Maranhão", para atender pacientes desses dois estados, que precisarem passar pelo tratamento de câncer em São Paulo. "Quando eu fui para Barretos fiquei numa pensão, com uma diária de R$ 25,00. Mas, nem todo mundo dispõem de recursos financeiros para isso", afirma. 

Programação Outubro Rosa

As Unidades de Saúde da zona urbana e rural de Canaã dos Carajás estão desenvolvendo, durante todo o outubro, diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. As ações integram a Campanha “Outubro Rosa”, dedicada à conscientização sobre essas doenças.

Estão sendo realizadas, por exemplo, coleta de PPCU (Preventivo do Colo Uterino), exame clínico da mama, avaliação odontológica e atendimentos médico e de enfermagem, além de palestras e exibição de vídeos educativos.

Roda de Conversa

A candidata a vereadora Agna Maria, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), estará no dia 26 de outubro, às 18h30, na Novo Horizonte 03, rua Borges Freire, realizando uma roda de conversa com as mulheres de Canaã para discutir suas propostas voltadas para o público feminino. Será uma oportunidade de discutir os desafios que as mulheres enfrentam no dia a dia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?