24/10/2020 às 16h00min - Atualizada em 24/10/2020 às 16h00min

TRE/PA define logística para o dia de votação das Eleições 2020

Neste pleito, as aldeias indígenas também são foco de atenção

TRE - PA
Com edição do Belém.com.br
Os locais de mais difíceis acesso situam-se no arquipélago do Marajó. (Foto: TRE-PA)
    
Com a aproximação do dia de votação das Eleições Municipais 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) está preparando a logística para que o cidadão possa exercer sua cidadania. Por conta da extensão territorial do estado, os técnicos da Justiça Eleitoral vão fazer uso de transporte marítimo, aéreo, terrestre e de força animal, como búfalos e cavalos, para chegar aos locais de votação.


Neste pleito, as aldeias indígenas também são foco de atenção. Segundo o diretor-geral do TRE/PA, Osmar Frota, há a preocupação com a questão de possível contaminação dessa população pelo vírus da covid-19. "Hoje, no Estado do Pará, nós temos registrados cerca de 9.500 eleitores que votam em aldeias indígenas. São 29 locais de votação, distribuídos em 40 seções eleitorais", explica.

Ao todo, são 15 municípios com eleitores indígenas, com a maior concentração registrada em Jacareacanga. "Já assinamos o contrato com as empresas responsáveis pela distribuição e recolhimento das urnas no dia do pleito. É realizado o transporte multimodal. São cerca de 42 aeronaves para o transporte das urnas, motos, carros, lanchas, tudo para garantir agilidade na totalização dos votos", afirma Osmar Frota.

Os locais de mais difíceis acesso situam-se no arquipélago do Marajó, nas cidades de Chave e Afuá, e na região sudoeste do Pará, como Itaituba, Novo Progresso e Jacareacanga. Segundo dados, 1900 locais de votação ficam nas zonas rurais e 888 em regiões ribeirinhas.

Gestão de Riscos

Para o TRE/PA, a estimativa é de que sejam transportadas 17 mil urnas e materiais agregados, como cabines, material de rotação, bobina, mídias de resultado, todo equipamento eletrônico necessário nas seções eleitorais.

"Até a eleição passada, a gestão de risco desse processo era realizada de forma empírica, nós juntávamos uma planilha com os riscos envolvidos com base das nossas experiências de eleições anteriores, mas sem o uso de um método específico para avaliação destes riscos", conta o coordenador de Logística do TRE Pará, Dilson Athias Mesquita.

Em 2020, a logística de transportes passou por alterações muito significativas. “O transporte aéreo para o rodofluvial. A segunda é a mudança de objeto de licitação, que antes era o transporte de urnas, e agora é a seção de veículos e embarcações, juntamente com seus condutores, para execução do transporte de urnas, e a inclusão no contrato dos transportes dos colaboradores e veículos de apoio", pontua Dilson Athias Mesquita.

Para o pleito municipal deste ano serão utilizados aproximadamente 1400 transportes de veículos e embarcações para distribuições e para o recolhimento das urnas.

Eleições 2020

Este ano, mais de cinco milhões de eleitores no Pará devem ir às urnas para eleger prefeitos e os representantes da Câmara de Vereadores do município.

A maior novidade é que não será utilizada a identificação biométrica do eleitor, em função do risco de contágio pelo coronavírus, mas o cidadão deve comparecer para votar munido de documento oficial com foto - ou com o e-Título no seu celular - e uma caneta para assinar o caderno de votação, lembrando que o uso de máscaras é obrigatório.

O horário de votação também foi estendido, este ano começa às sete da manhã e encerra às 17h, em todas as seções eleitorais do Estado do Pará.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?