05/11/2020 às 13h00min - Atualizada em 05/11/2020 às 13h00min

Uepa inscreve para residências multiprofissonal até quarta (11)

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet

Agência Pará
Com edição do Belém.com.br
As Residências são pós-graduações Lato sensu, com carga horária de 60h semanais. (Foto: Uepa/Ascom)
    
O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com o processo de inscrição aberto para o preenchimento de vagas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional em Saúde até a próxima quarta-feira, 11 de novembro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet.


Acesse aqui o edital

Clique aqui e faça sua inscrição

As Residências são pós-graduações Lato sensu, com carga horária de 60h semanais. A principal característica desta modalidade é a convergência entre ensino e serviço, a partir da orientação tutelar de profissionais.

Aqueles que desejam se candidatar deverão ter curso de graduação em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou ser portador de diploma revalidado por Universidade Pública e brasileira de acordo com legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU).

A Residência Multiprofissional em Saúde é dedicada para os seguintes profissionais: enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões, dentistas, farmacêuticos, biomédicos, fonoaudiólogos e educadores físicos, sendo bacharel ou licenciado. Já a Residência em Área Profissional em Saúde é destinada, tão somente, para enfermeiros e cirurgiões dentistas.

“O Programa Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional em Saúde é uma política nacional do Ministério da Saúde conjuntamente com o Ministério da Educação, como uma ação para os egressos das Universidades, pensando em que as Instituições de Ensino Superior podem fazer como política de qualificação profissional e acadêmica. Além disso, as residências cumprem aquele papel de integração entre ensino, serviço e comunidade, configurando dessa forma uma espécie de desencastelamento das universidades, ou seja, as Universidades que vão em direção às comunidades para oferecer serviços para realizar as ações de atendimento através dos programas, assim como, também, a questão da fixação desses profissionais”, afirmou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) da Uepa, professora Ilma Pastana.

Os Programas Multiprofissionais estão distribuídos nas seguintes áreas de concentração: Estratégia Saúde da Família; Atenção à Saúde Mental; Atenção à Saúde Cardiovascular; Urgência e Emergência no Trauma; Oncologia (cuidados paliativos); Atenção em Nefrologia; Atenção à Saúde da Mulher e da Criança; Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia; e Atenção em Hemoterapia e Hematologia. Na pós-graduação em Área Profissional em Saúde as áreas de concentração são as seguintes: Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial; Enfermagem Oncológica; Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva e Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?