11/11/2020 às 14h00min - Atualizada em 11/11/2020 às 14h00min

TRE-PA realiza auditoria das urnas eletrônicas neste domingo (15)

Processo serve para garantir a confiabilidade das urnas

Ascom TRE - PA
Com edição do Belém.com.br
Auditoria das urnas eletrônicas ocorre no decorrer do dia do pleito. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
        
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) vai realizar neste domingo, 15 de novembro, das 7h às 17h, uma auditoria das urnas eletrônicas. Simultânea ao pleito das Eleições 2020, o evento será aberto ao público e contará com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral.

Por isso, até esta sexta-feira 9 mil cédulas serão preenchidas manualmente no Pará, com a colaboração de entidades e da própria população, para que sejam usadas durante o processo de auditoria. Esta é uma ação realizada em todo o Brasil para demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas. 
 
No sábado (14), às 9h, o TRE vai sortear quatro urnas eletrônicas, sendo uma de Belém e três de outros municípios, que serão usadas na auditoria. As 9 mil cédulas preenchidas pela população são usadas como base para os participantes da auditoria digitarem esses votos e verificarem a eficácia e idoneidade do equipamento.
 
"A urna eletrônica já está inserida nas eleições brasileiras há aproximadamente 20 anos, e detém credibilidade nacional e internacional. A auditoria da votação eletrônica é mais um meio de auditagem e  fiscalização do processo eleitoral brasileiro", afirma o presidente da Comissão de Auditoria 2020, o juiz Edmar Silva Pereira, integrante do TRE do Pará.
 
"O TSE convoca pessoas, inclusive de forma pública, para fazerem a fiscalização, detectarem alguma irregularidade da urna eletrônica brasileira. Até o dia de hoje, nunca foi encontrada nenhuma irregularidade. O que se denota é a presença de pessoas que vão agregando mais elementos para melhoria da urna eletrônica a cada eleição, seja geral ou municipal", afirma o juiz.
 
A grande vantagem dessa auditoria é que se consegue demonstrar de forma clara e transparente, para eleitores sem conhecimentos específicos em tecnologia, a segurança da votação na urna eletrônica. Todos os passos da auditoria são filmados e, depois de finalizada a apuração, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante, com o resultado registrado no Boletim de Urna.

Serviço 
Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas (Votação Paralela) 2020
Sorteio das urnas: Sábado, 14, às 9h.
Auditoria: Domingo, 15, das 7h às 17h.
Onde: 3º andar do TRE/PA (R. João Diogo, 288 - Campina)
Acesso: Aberto ao público

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?