13/11/2020 às 12h00min - Atualizada em 13/11/2020 às 12h00min

Infectologista orienta sobre os cuidados com a covid-19 no dia da votação

Eleitor deve usar máscara, manter distanciamento social e levar a própria caneta

Assessoria da instituição
Com edição do Belém.com.br
Esse ano, a Justiça Eleitoral também ampliou o período de votação, que será das 7h às 17h. (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)
      
Neste domingo (15), os paraenses irão às urnas escolher os prefeitos e vereadores nas eleições municipais 2020. Porém, diferente de outros pleitos, neste ano a população precisará adotar algumas medidas de prevenção à covid-19. O infectologista do Hapvida, Fernando Chagas, lembra que as principais recomendações são usar máscara, manter o distanciamento e levar a própria caneta para a sessão, para evitar a proliferação do vírus.

"É importante lembrar que uma das principais formas de transmissão do vírus é o toque, o contato. Sendo assim, não serão disponibilizados nos locais de votação canetas, porque estas podem vir a se tornar vetores para transmissão da doença. Portanto, a primeira orientação é que todos levem sua caneta. Já os documentos devem ser apenas apresentados, sem que o mesário os toque", explica.

Outro cuidado importante é sobre a higienização das mãos e o uso da máscara. "É preciso que haja a lavagem das mãos antes e após a votação, caso não seja possível, realizar a limpeza com álcool em gel. É indicado aos eleitores levar uma  máscara reserva e dois sacos para o manuseio correto entre a usada e a limpa. Caso seja necessária a troca, não colocá-la em nenhum tipo de superfície, descartando-a imediatamente no saquinho”, finaliza.

Horário de votação

Esse ano, a Justiça Eleitoral também ampliou o período de votação, que será das 7h às 17h, para evitar aglomerações. A orientação é que das 7h às 10h compareçam às sessões preferencialmente apenas os idosos, as pessoas em grupo de risco comprovado, os candidatos e os profissionais que estejam atuando junto ao processo eleitoral, a exemplo de mesários, servidores da Justiça Eleitoral e policiais em atividade na data.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?