14/11/2020 às 13h00min - Atualizada em 14/11/2020 às 13h00min

Mais de 5 milhões de paraenses vão ir às urnas neste domingo (15)

Em 2020, o TRE-PA recebeu 23.273 registros de candidaturas

Ascom TRE - PA
Com edição do Belém.com.br
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos. (Foto: Reprodução)
      
A votação do primeiro turno das Eleições Municipais 2020 será realizado neste domingo (15), no horário das 7h às 17h. No Pará, mais de 17 mil urnas eletrônicas serão utilizadas, em cerca de 18 mil seções eleitorais. São esperados mais de 5,7 milhões de eleitores para eleger representantes ao cargo de prefeito e vereador. Este ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará recebeu 23.273 registros de candidaturas.
 
Nesta eleição não será utilizada a identificação biométrica do eleitor, em função do risco de contágio pela covid-19, mas o cidadão deve comparecer para votar munido de documento oficial com foto ou com o e-Título no celular, além de uma caneta para assinar o caderno de votação. O uso de máscaras e a higienização das mãos (antes e após digitar os números dos candidatos na urna eleitoral) é obrigatório.
 
Para tornar a votação mais segura, sem aglomerações, além de ser acrescido mais uma hora para a votação, os eleitores com idade superior a 60 anos terão prioridade no horário das 7h às 10h. "Eles continuarão a ter sua prioridade ao longo do dia. Mas, dentro desse horário específico, eles estão sendo convocados para que evitem o posterior contato com outras pessoas, já que têm mais suscetibilidade ao vírus da covid-19", explica o secretário de Gestão de Pessoas do TRE Pará, Rodrigo Valdez.
 
O eleitor com idade inferior a 60 anos que comparecer para votar neste horário preferencial não será impedido de votar, mas deverá aguardar em fila separada até que todos as pessoas com 60 anos ou mais já presentes ou que cheguem à seção tenham votado.

Um alerta importante é que pessoas com febre no dia da votação ou diagnosticado com covid-19 nos 14 dias anteriores à data da votação, não devem comparecer para votar. É obrigatório que, até 60 dias após o respectivo turno de votação, o eleitor apresente ao juiz requerimento de justificativa (comprovada) de ausência nas urnas. No caso em questão, a comprovação se faz com atestado médico, assim como ocorre com pessoas internadas na data do pleito por qualquer motivo de saúde.
 
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos. É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Recomendações gerais para os eleitores no dia das eleições
 

      Se apresentar febre, não saia de casa.
      No transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, 1 metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios.
      Mantenha distância de, no mínimo, 1 metro das outras pessoas dentro dos locais de votação. Evite contatos físicos como abraços e apertos de mão.
      Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizadas no chão).
      Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.
      Permaneça no local de votação apenas o necessário para votar.
      Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta.
      Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirar a máscara.
      Mostre seu documento oficial com foto ou E-título, esticando os braços em direção ao mesário. Ele verificará os dados à distância.
      Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.
      Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?