17/11/2020 às 08h56min - Atualizada em 17/11/2020 às 08h56min

O autocuidado masculino como fator de prevenção do câncer de próstata

Este câncer é o segundo mais comum entre os homens

HPEG
Com edição do Belém.com.br
A prevenção é a melhor forma de conter o câncer de próstata. (Foto: Pixabay)
     
A prevenção, diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata ganham força neste mês, por conta da promoção da campanha Novembro Azul. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um em cada nove homens será diagnosticado com a doença durante a vida.

No Brasil, este tipo de doença é a segunda maior causa de morte entre homens (por câncer). Para Gilflávio Normandes, urologista e cirurgião do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), a prevenção é a melhor forma de conter o câncer de próstata. Quando diagnosticado precocemente, as chances de recuperação aumentam em mais de 90%.

O profissional alerta que há casos específicos da doença que devem ser analisados individualmente e fatores de risco como idade mais elevada, hereditariedade, obesidade, alimentação e outros. "O ideal é que todos os homens procurem um médico regularmente a partir dos 50 anos, para aqueles não tiverem casos de câncer de próstata na família, e a partir dos 40, para o grupo que já tiver histórico", explica Gilflávio.

Sintomas e prevenção   

Para o especialista, alguns sintomas servem de alerta. "Vontade de fazer xixi constantemente, jato urinário fraco frequentemente à noite, sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil são alguns dos sintomas. Porém, muitos pacientes não apresentam sintoma algum", disse. 

Gilflávio ressalta que 2 em cada 10 tumores de próstata são casos avançados da doença. "Cerca de 20% dos pacientes apresentam metástase, ou seja, a doença se espalha para outras regiões do organismo. Por isso, o acompanhamento regular por um especialista é fundamental", acrescenta. 

Exames como o toque retal e de sangue, que irá checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico), são essenciais para detectar precocemente o câncer. Caso identificada alguma alteração, são solicitados exames complementares, como a biópsia da próstata.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?