27/11/2020 às 17h00min - Atualizada em 27/11/2020 às 17h00min

Urnas de Belém e Santarém serão sorteadas para auditoria no 2º turno

Seis urnas serão sorteadas no sábado, 28, no plenário do TRE/Pará

Ascom TRE/PA
Com edição do Belém.com.br
A comissão que atuará neste final de semana terá uma diferença da equipe formada durante o primeiro turno das eleições. (Foto: Reprodução)
     
Neste sábado, 28 de novembro, véspera do 2º turno da Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) vai promover, no horário das 9h às 12h, um sorteio das seis urnas eletrônicas que vão passar por um processo de auditoria. Serão sorteadas urnas das zonas de Belém e de Santarém, limitando-se às seções da área urbana dos municípios.

Três dessas urnas eletrônicas vão passar por um processo da votação paralela no domingo, no decorrer da eleição. Já as outras três urnas passarão pela verificação de integridade dos sistemas, uma auditoria que é realizada na própria seção de votação, pela equipe do juiz eleitoral.
 
Comissão da auditoria
 
A comissão que atuará neste final de semana terá uma diferença da equipe formada durante o primeiro turno das eleições. “Agora, o quantitativo é um pouco menor, devemos considerar apenas os eleitores de Belém e nessa faixa devemos ter em torno de 1,2 mil células", explica Alessandro Cruz, membro da Comissão de Auditoria de Urnas.
 
O nome de "Votação Paralela" não é à toa, ela ocorre dentro da mesma faixa de horário da votação real, das 7h às 17h. "É como se fosse de fato uma seção eleitoral", pontua.
 
O presidente da Comissão, Edmar Pereira, observa que a auditoria ocorre em todos os estados onde haverá 2º turno, em obediência a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo é comprovar a rigidez e credibilidade da urna eletrônica". Inserida no contexto das eleições há 20 anos, nunca foi encontrada qualquer falha na segurança da captação e apuração dos votos pela urna eletrônica brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?