04/12/2020 às 10h00min - Atualizada em 04/12/2020 às 10h00min

UFPA vai ofertar mais de 7 mil vagas no Processo Seletivo 2021

Edital deve ser publicado antes do natal

Ascom UFPA
Com edição do Belém.com.br
Documento terá mais detalhes sobre vagas e disputa, dentre eles: Enem continua sendo prova do acesso, sistema de cotas está mantido. (Foto: Alexandre Moraes)
    
A Universidade Federal do Pará prevê a oferta de um total de 7.364 vagas em 196 cursos de graduação em seu Processo Seletivo (PS) para ingresso de novas turmas em 2021, incluindo 196 vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD). 

Com isso, haverá um pequeno acréscimo em relação à oferta do PS 2020, que totalizou 7.143 vagas. As deliberações sobre a oferta ocorrerão em nova reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), agendada para 22 de dezembro de 2020.

Na proposta de edital apresentada, é mantido o preenchimento das vagas com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, a ser realizado, em função das restrições impostas pela pandemia, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

A proposta mantém também a concessão de bônus de 10% sobre a nota do Enem de candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em um ou mais estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). A ideia é continuar também com o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição, estando prevista a possibilidade de isenção do pagamento da taxa ao candidato que comprovar ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Essa isenção não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.

Cotas

Sobre as cotas e os grupos de ingresso, as vagas serão organizadas por quadros que informam quais candidatos(as) são destinatários(as) de cada conjunto de vagas e as condições de concorrência, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. Também ficarão visíveis os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais cada candidato(a) concorrerá, mostrando, de maneira clara, que um(a) mesmo(a) candidato(a) concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

Um destaque no edital do PS 2021 é a inclusão da validação da autodeclaração de pessoa negra (preto[a], ou pardo[a]), a ser realizada por Comissão de Heteroidentificação, que será responsável pelo deferimento da habilitação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?