-
13/09/2019 às 17h09min - Atualizada em 13/09/2019 às 17h33min

Estafa atinge milhares de brasileiros: como fazer o teste?

A Estafa afeta muitas pessoas no mundo inteiro e é causada por rotinas estressantes, geralmente, envolvendo o trabalho.

DINO
http://stscorretora.com.br

Recentemente, a doença estafa esteve presente na mídia, quando uma cantora famosa diagnosticada com esse tipo de cansaço mental, causado pela sobrecarga física ou emocional. Um alerta vermelho foi levantado desde então, visto que muitos brasileiros também têm rotina agitada e lidam diariamente com os sintomas semelhantes. O que é estafa e como fazer o teste para saber se é necessário procurar um médico?

Quem tem estafa, constantemente tem a sensação de cansaço, falta de energia e motivação para realizar até mesmo as tarefas mais comuns e que antes davam prazer.

Na maior parte das vezes, a causa é o trabalho, mas algumas pessoas já passaram por este período devido ao luto ou separação de um casamento. Entretanto, de acordo com especialistas, uma coisa é fato: quanto mais o estresse durar, mais o quadro pode se agravar.

O corpo, quando em estafa, apresenta queda de hormônios e neurotransmissores (como o cortisol). Sendo assim, o que faz o ser humano ficar em alerta e ativo, simplesmente, "está esgotado". Como consequência, perda de memória, desânimo, alterações de sono, cansaço excessivo e crônico.

Com o nome técnico de Síndrome de Burnout, o tratamento envolve acompanhamento psicológico e psiquiátrico (além de atividades que dão prazer). Caso não seja tratado adequadamente, o quadro pode avançar para depressão, transtorno de ansiedade ou até mesmo abuso de substâncias, como drogas e álcool.

Sintomas de quem sofre com estafa

- Dificuldade para levantar da cama de manhã
- Constante atraso para compromissos
- Perda de confiança em si mesmo
- Afastamento de pessoas queridas
- Irritação por coisas que antes não incomodavam
- Falta de concentração
- Sente que tem poucas realizações para o tanto de trabalho que realiza

Esses sintomas são facilmente encontrados diariamente na rotina de um trabalhador brasileiro. Afinal, nem todos os dias são bons.

Carol Flor, proprietária da STS corretora de plano de saúde , comentou que só na semana passada 15 clientes entraram em contato querendo saber se a operadora cobria o atendimento psicológico e psiquiátrico, visto que apresentavam sintomas de estafa. "Após a veiculação da noticia sobre da cantora, recebemos diversas ligações de clientes querendo saber sobre a cobertura do plano de saúde. Muitos se mostraram apreensivos, identificando os sintomas e querendo auxílio médico", comenta Carol.

A corretora disponibilizou no site um checklist produzido por Myron Rush no livro "Burnout: Practical Help for Lives under Pressure", para que as pessoas numerassem de 1 a 5 algumas rotinas diárias. A intenção é mensurar possíveis indícios da doença.

Apesar da iniciativa, Carol reforça que qualquer dúvida e diagnóstico precisa ser feito com a consulta de um especialista. "O auto diagnóstico é extremamente perigoso. Muitas informações na internet não possuem embasamento científico, além de que é necessário exames específicos para identificar qualquer transtorno", alerta.

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp