24/12/2020 às 14h00min - Atualizada em 24/12/2020 às 14h00min

Ainda dá tempo de perder uns quilinhos antes do ano acabar: Veja como

Nutricionista orienta e recomenda cuidado com programas de emagrecimento rápido

Norte Comunicação
Com edição do Belém.com.br
A recuperação do peso perdido de forma rápida é recorrente com dietas restritivas demais. (Foto: Pixabay)
   
2020 pode ter sido um ano atípico em todos os sentidos e, agora que o seu fim chega cada vez mais próximo, algumas tradições de fim de ano ressurgem. Objetivos dos mais diversos foram adiados mas, em um dos meses mais festivos do ano, será que quem prometeu perder peso na virada passada ainda tem chance de se reconciliar na reta final?
 
Para Raphaela Capela, nutricionista, é possível iniciar um trabalho de conscientização e reeducação alimentar em qualquer época do ano, desde que se esteja disposto:
 
"A palavra de ordem é reeducação. Mudar o estilo de alimentação e ingerir bastante água, além de começar a praticar alguma atividade física, nem que seja caminhar 30 minutos todos os dias. É preciso regular o sono e controlar o estresse e ansiedade, o que já colabora para que a pessoa se sinta melhor, física e emocionalmente, e até perca uns quilinhos nas primeiras semanas da reeducação do estilo de vida", explica a nutricionista, que acrescenta a importância de procurar um profissional para fazer uma avaliação personalizada, de acordo com o perfil de cada paciente.
 
A nutricionista ressalta que a alimentação correta inclui ingerir mais frutas, retirar do consumo alimentos de origem industrializada e muito calóricos, equilibrar as proteínas e consumir os carboidratos corretos.
 
No entanto, para quem já estava "focando" na dieta, as celebrações costumam dificultar a vida nesta época, por isso, para não perder o foco, Raphaela ressalta que a moderação é o melhor caminho: "modere, não exagere. Uma boa tática é se alimentar antes das ceias, fazendo um lanche mais saudável, isso evita exageros. Atenção também para o consumo excessivo de álcool, principalmente para a famosa cervejinha, que não é nada inofensiva."  
 
Outro ponto importante para se destacar, são os programas de emagrecimento rápido ou receitas de internet, que prometem resultados milagrosos. Na ânsia de um resultado imediato, muitas pessoas apostam nestes meios. "Dietas com muitas restrições fazem com que o indivíduo possa se reservar por um período curto e depois retome os hábitos, consumindo o valor calórico habitual e sua retomada de aumento de peso é inevitável na maioria dos casos", diz a especialista.
 
A nutricionista explica que dietas de internet podem ser a experiência específica de alguém deu certo, o que não significa que seja o melhor formato para todos, já que cada organismo reage de uma forma e um resultado inicial pode até ser positivo, mas logo depois pode apresentar algum déficit de nutriente ou estancar a perda de peso. Por isso a importância do acompanhamento profissional correto.
 
Raphaela traz, também, um alerta para os sintomas de uma possível retirada brusca dos carboidratos e destaca porque a retirada repentina pode ser maléfica. Se retirado de forma total, sem orientação adequada, o organismo vai buscar energia nos músculos, promovendo a perda de massa magra e o indivíduo pode ter os níveis glicêmicos reduzidos, apresentando cansaço, tontura e desmaios.
 
 "Precisamos entender que o carboidrato é uma fonte de energia fundamental para o bom funcionamento do corpo. A dieta ou retirada desses alimentos pode ser realizada com uma redução gradativa, reduzindo os carboidratos refinados e colocando outras fontes de alimento energético na alimentação sem causar danos ao organismo", finaliza.
   

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?