30/12/2020 às 13h00min - Atualizada em 30/12/2020 às 13h00min

Palacete Bolonha é restaurado e aberto a visitações do público

A obra durou nove meses e custou aproximadamente R$ 5 milhões

Agência Belém
Com edição do Belém.com.br
Palacete foi construído na primeira década do século XX. (Foto: Fernando Sette)
    
A Prefeitura de Belém entregou nesta última segunda (28) o novo Palacete Bolonha. O prédio, localizado na avenida Governador José Malcher, passou por obras na parte interna e externa. Com o espaço restaurado, o Palacete funcionará como uma Casa Museu e a sede do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Entre os itens restaurados então o telhado, paredes, pisos, janelas, portas e a climatização de salas e modernização do sistema de som. "Não foi uma simples reforma, mas sim uma restauração detalhada, devolvendo para a cidade aquilo, que há mais de cem anos, foi uma declaração de amor, ratificando o amor por Belém", afirmou Zenaldo Coutinho.

A obra durou nove meses e custou aproximadamente R$ 5 milhões. O térreo, o salão, a área social, os banheiros, os quartos e a fachada foram revitalizados, mas preservaram o estilo neoclássico, barroco e rococó do Palacete.

"O Palacete foi construído na primeira década do século XX, durante o Ciclo da Borracha pelo engenheiro civil Francisco Bolonha. O local resgata as edificações europeias, aliadas à forte influência das técnicas de exposições industriais europeias do período" , explicou Tainá Arruda, diretora do Departamento do Patrimônio Histórico da Fumbel.

Serviço
Palacete Bolonha
Funcionamento: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
É necessário agendamento presencial, na recepção do Palacete
Local: Avenida Governador José Malcher
Visitação será liberada para até 10 pessoas por vez.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?