05/01/2021 às 09h10min - Atualizada em 05/01/2021 às 09h10min

UFPA divulga edital do PS 2021; Confira

Serão disponibilizadas 7.355 vagas em 196 cursos de graduação

Ascom UFPA
Com edição do Belém.com.br
O valor da taxa de inscrição no PS da UFPA é R$ 50 reais. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
     
A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta última segunda-feira (4) Edital do Processo Seletivo 2021Segundo a instituição, serão disponibilizadas 7.355 vagas em 196 cursos sediados em 19 municípios paraenses. As inscrições são online e podem ser feitas das 14h do dia 11 de janeiro até as 17h do dia 5 de fevereiro. A expectativa é que cerca de 90 mil estudantes participem do concurso.

Inscrições

Pelo quarto ano consecutivo, o valor da taxa de inscrição no PS da UFPA é R$ 50 reais. Este ano, o pagamento da taxa deve ser feito até 19 de fevereiro. A isenção da inscrição deve ser solicitada no ato da inscrição.

Estão aptos à isenção estudantes que comprovem ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente na rede pública, ou aqueles que cursaram todo o Ensino Médio na rede privada com bolsa integral de estudos. Essa isenção no pagamento da taxa de inscrição não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas. 

Regras

Para o PS 2021, as principais regras continuam as mesmas de anos anteriores. O preenchimento das vagas utiliza como base os resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Os estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Exame.

Não há alterações em relação ao Sistema de Cotas e metade das vagas da instituição seguem reservadas para os egressos da rede pública de ensino. Desse percentual, 50% das vagas são destinadas a quem é oriundo de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e, dessas vagas, no mínimo 78% serão direcionadas para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Ainda pelo sistema de cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a quem se declara pessoa com deficiência. Além disso, PcDs podem se candidatar a uma vaga extra criada pela Universidade em todos os cursos ofertados.

O que mudou?

Embora várias regras sejam as mesmas, há diferenças no concurso deste ano em relação ao PS 2020. A primeira novidade está ligada à pandemia da covid-19. Devido às restrições previstas para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus, os candidatos inscritos para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos os candidatos ao PS 2021.

Outra novidade está prevista para o “pós-Listão”. A partir deste ano, quem deseja concorrer a vagas pelo sistema de cotas reservadas a pessoas que se inscrevem e se autodeclaram pretos ou pardos deverão se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato confirma a autodeclaração.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?