29/01/2021 às 12h00min - Atualizada em 29/01/2021 às 12h00min

Estão abertas matrículas para mais de 5 mil vagas em escolas técnicas do Pará

As vagas disponíveis são nas modalidades Ensino Médio Integrado e Proeja

Ascom Sectet
Com edição do Belém.com.br
Interessados na pré-matrícula terão a oportunidade de realizá-la no período de 4 a 9 de fevereiro. (Foto: Rai Pontes/Ascom Seduc)
    
O edital do processo seletivo 2021 para ingresso de alunos nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) disponibiliza mais de 5 mil vagas em cursos cursos técnicos de nível médio na modalidade novo Ensino Médio Integrado – itinerário profissional – e no programa de educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja).
 
Foram disponibilizadas 4.235 vagas na modalidade Ensino Médio Integrado, 1.230 vagas na modalidade Proeja, totalizando 5.465 vagas ofertadas. A oferta de turma será garantida mediante o número mínimo de 25 alunos selecionados no curso/turno/turma.
 
Para a modalidade Novo Ensino Médio Integrado podem se matricular os candidatos que concluíram o ensino fundamental ou o equivalente (havendo alternativa, o aluno maior de 18 anos deverá ser encaminhado para a modalidade de jovens e adultos). O curso tem duração máxima de três anos e dá direito ao certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico de nível médio, conforme a legislação em vigor.
 
Já na modalidade Proeja devem se matricular os candidatos que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente e com idade igual ou superior a 18 anos. Somente terá direito a certificação do ensino médio e ao diploma de técnico de nível médio, assim como, a progressão de estudos para níveis mais elevados, o aluno que integralizar a carga horária total do curso de sua escolha.
 
Pré-matrícula
 
Interessados na pré-matrícula terão a oportunidade de realizá-la no período de 4 a 9 de fevereiro, em link que estará disponível no site da Sectet. A pré-matrícula neste período estará disponível até o preenchimento total das vagas. Os candidatos que excederem essa disponibilidade por escola/curso/turma/turno na fase da pré-matrícula ficarão em lista de espera e serão chamados para confirmação de matrícula caso as vagas sejam liberadas.
 
Os candidatos deverão comprovar documentalmente as informações prestadas no ato da pré-matrícula, sob pena de perder a vaga pleiteada, caso não o faça ou não confirmem as informações prestadas. No ato da pré-matrícula, o candidato escolherá o curso pretendido e manifestará interesse por uma segunda opção de curso. Esta segunda opção de curso técnico está condicionada a não formação da turma escolhida como primeira opção.
 
Confirmação
 
Os candidatos pré-matriculados deverão comparecer à secretaria da escola para a qual concorrem à vaga, no período de 11 a 19 de fevereiro de 2021 para confirmação da matrícula, nos horários e escalonamentos (medida necessária para segurança sanitária) estipulados pela escola. Os horários das confirmações de matrículas serão decididos pelas escolas, devendo abranger os três turnos, no caso das escolas que ofertam cursos e turmas também no período noturno.
 
No ato da confirmação de matrícula, o candidato deverá comparecer à escola, munido de original e cópia dos seguintes documentos: requerimento de matrícula fornecido pela escola; certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade (RG) ou similar; cadastro de pessoa física (CPF); certificado ou declaração de conclusão do ensino fundamental; histórico escolar do ensino fundamental; comprovante de residência recente (água, luz, telefone fixo ou móvel); e duas fotos 3x4 recentes.
 
Os cursos oferecidos por escola, divididos por modalidade, assim como a quantidade de vagas, estão disponíveis nos anexos I e II do edital. A previsão para o início das aulas é 22 de fevereiro. O edital completo e seus anexos podem ser acessados em www.sectet.pa.gov.br.
    

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?