-
18/09/2019 às 10h38min - Atualizada em 18/09/2019 às 11h11min

Compulsão alimentar e obesidade

Compulsão alimentar é a ingestão excessiva, podendo chegar a 14 mil calorias

DINO
https://spa-med.blogspot.com/2019/09/compulsao-alimentar-com-nosso-medico.html
Dan Gold


Obesidade e alimentação são temas que estão em evidência no mundo contemporâneo. Nesse contexto, fala-se muito acerca do hábito de comer compulsivamente, como possível causa do ganho de peso e de dietas desreguladas.

O termo compulsão alimentar é definido por uma ingesta de quantidade excessiva de alimento, de forma muito rápida (em um período de até 2 horas), acima do que é esperado naquele contexto social. Seria um comer descontrolado, podendo chegar à ingesta de até 14 mil calorias por episódio.

O Transtorno mais conhecido é a Bulimia Nervosa, onde além dos episódios de compulsão alimentar, há os atos de purgação, por meio de vômitos e/ou uso de laxativos, no intuito de "compensar" a ingesta excessiva.

Na maioria dos casos, a pessoa diz ter compulsão alimentar, porém, após avaliação, observa-se que na verdade, trata-se de maus hábitos alimentares, seja na quantidade de alimento total ao longo de um dia, ou na qualidade do que é ingerido.

Exagerar ou comer besteiras ocasionalmente fazem parte de uma dieta saudável. Portanto, se você o faz de vez em quando, pare de se culpar por isso. O problema é quando isso se torna uma rotina, e não mais a exceção, acarretando sobrepeso e obesidade.

O distúrbio no apetite pode ser encontrado em quadros de depressão e ansiedade, que podem causar tanto aumento, quanto diminuição da ingesta. Portanto, não é sempre que temos dificuldade em controlar o tamanho do prato, que necessariamente estamos "ansiosos". Inclusive um quadro de ansiedade pode diminuir o apetite, em alguns casos.

O tratamento deve basear-se em uma avaliação clínica pormenorizada e trabalho multidisciplinar. Medicações podem ajudar em alguns casos específicos, porém jamais devem ser a única medida a ser tomada.

Lembre-se: mudar hábitos é algo que demanda tempo e paciência. Não acredite em métodos milagrosos ou dietas malucas. Priorize sua saúde.

Créditos
Dr. Thiago Salum Fontana | Médico Psiquiatra
www.thiagosalumfontana.com.br

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

O que mais você gostou no Círio 2021

0%
5.3%
52.6%
31.6%
10.5%