07/03/2021 às 16h00min - Atualizada em 07/03/2021 às 16h00min

Projeto reúne empreendedores negros de Belém em aplicativo de celular

Tecnologia será lançada em festival cultural que ocorre de 8 a 28 de março

Assessoria Afromap
Com edição do Belém.com.br
Artesanato, culinária e empreendedorismo quilombola no Festival do Licor, evento tradicional da Comunidade Quilombola do Abacatal. (Foto: Klewerson Lima)

   
Empreendedores e pesquisadores negros da Amazônia lançam o aplicativo para celulares Afromap, ferramenta que vem sendo desenvolvida desde 2019 para ser uma vitrine de empreendimentos negros baseada na geolocalização. O Afromap gera um mapa que permite ao usuário se cadastrar ou encontrar esses empreendimentos, estimulando conexões e facilitando a promoção de negócios. A novidade será apresentada em um festival online e gratuito, que ocorre entre os dias 8 e 28 de março de 2021, nas plataformas do projeto.

“O Afromap se baseia no fato de que o Pará é o estado do Brasil onde mais pessoas se autodeclaram negras, porém a representatividade delas ocupando atividades criativas e produtivas ainda é baixa. Nesse sentido, um aplicativo que promove conexões busca romper a lógica do isolamento historicamente engendrado pelo racismo, aumentando as chances de desenvolvimento da população negra na Região Amazônica”, destaca Rayo Machado, uma das coordenadoras da iniciativa.

O lançamento da ferramenta será celebrado no Festival Afromap: arte, empreendedorismo, tecnologia e inovação. A programação conta com debates, rodas de conversas, músicas, performances, cursos, workshops e feira de produtos do empreendedorismo negro. 

“Almejamos com este festival poder ampliar o alcance de afroempreendedores e artistas paraenses através da formação, das tecnologias sociais e digitais e da arte, bem como conectar a potência da diversidade cultural negra da Amazônia ao mundo”, conta Bruna Raiol, também da coordenação do app.

O Afromap já conta com 160 empreendimentos cadastrados. Ao longo de onze meses, a ferramenta foi testada e redesenhada em pontos identificados para aperfeiçoamento. O trabalho culminou em uma versão atualizada do aplicativo, de interface moderna, segura e intuitiva, que dinamiza a conexão entre empreendedores/clientes e impacta beneficamente na geração de renda do setor - o mais afetado pela pandemia.

Segundo a pesquisa sobre o impacto da crise sanitária nos empreendimentos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pretos e pardos com empresas fechadas ou negócios interrompidos durante a pandemia da covid-19 somam 18%, enquanto brancos correspondem a 15%.

O aplicativo é uma iniciativa do Festival Exú, coletivo que desde maio de 2019 mapeia os afroempreendimentos Região Metropolitana de Belém, e tem o apoio do edital de festivais integrados da Lei Aldir Blanc do Pará.

Serviço

Festival Afromap: arte, empreendedorismo, tecnologia e inovação.
08 a 28 de março, nas redes sociais e plataformas de ecommerce, streaming e EAD disponíveis
neste link.
O evento contará com diálogos, músicas, performances, cursos, workshops e feira de produtos do Empreendedorismo negro.
Baixe o Afromap na
PlayStore.
    


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?