08/03/2021 às 09h00min - Atualizada em 08/03/2021 às 09h00min

Inicia hoje programa de atenção integral da mulher 'É das Manas'

A programação conta com ações educativas e cursos profissionalizantes

Agência Belém
Com edição do Belém.com.br
A Coordenadoria da Mulher de Belém oferece acolhimento psicossocial, com psicóloga, assistente social e orientação jurídica. (Foto: João Gomes)

    
A data, 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher ou, mais precisamente, o Dia Internacional da Luta das Mulheres, pois é o mês dedicado a dar visibilidade às lutas pelo acesso a políticas públicas na busca da igualdade e respeito. 
 
A  Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) lança nesta segunda-feira, 08, o “É das Manas”, programa municipal de atenção integral à mulher. O lançamento ocorre hoje, às 19h, em live nas redes sociais do prefeito
Edmilson Rodrigues como parte da programação da prefeitura no Março Lilás, campanha de prevenção ao câncer do colo de útero.  
 
Ações educativas
 
O programa visa promover um circuito de ações educativas sobre os direitos das mulheres, que correspondem a diversas vertentes voltadas à saúde, políticas públicas, formação, com abordagem em várias temáticas e cursos profissionalizantes.  
 
Devido à pandemia e o atual bandeiramento vermelho em Belém, neste primeiro momento do programa, em março, as ações estão ocorrendo nas redes sociais da Combel, com a realização de lives e divulgação de conteúdos em formato audiovisual sobre a prevenção ao câncer do colo de útero, direitos das mulheres, violência de gênero, canais de denúncias, atendimento e outros. 
 
Os participantes vão poder acompanhar toda programação de conteúdos e lives pelas redes sociais da Coordenadoria:
Instagram, Twitter, e Facebook.  
 
Programação 

 
A cada segunda-feira do mês março, a Coordenadoria abordará assuntos que serão debatidas em formato live, com os temas: “Políticas para Mulheres”; “Março Lilás e Prevenção e Rastreamento do Câncer de Colo de Útero”; “Assistência Social e Saúde Mental”.
 
De acordo com a pesquisa do Jornal Eletrônico CUT, a pandemia do novo Coronavírus desregulou o mercado de trabalho em todo mundo, afetando mais as mulheres, sendo que no Brasil 8,5 milhões delas deixaram a força de trabalho no último trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. 
 
Ações 
 
Diante dos dados, para este mês a Combel está com uma programação de dois cursos profissionalizantes no intuito de oferecer e incentivar a autonomia das mulheres atendidas na Coordenadoria da Mulher de Belém, com os cursos de “Pedrarias em Sandália”, a ser realizado de 22 a 26 de março, e “Pintura em Tecido”, no período de 29 de março a 03 de abril. 
 
Outro serviço com o qual as mulheres poderão contar é o Microcrédito para empreender. “Estamos fechando parceria para conceder microcrédito às mulheres que já são empreendedoras ou que pretendem empreender. Até o final de março, provavelmente, nós divulgaremos essas parcerias que compreendemos que são importantíssimas para tratar o problema da violência contra a mulher a partir da sua raiz”, explica Lívia Noronha,  titular da Coordenadoria da Mulher de Belém.
 
Combel 
 
A Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), além de promover políticas públicas para as mulheres da capital, também realiza o serviço de acolhimento psicossocial, com psicóloga, assistente social e orientação jurídica. “Nós acolhemos mulheres, geralmente, vítimas violência doméstica e familiar, encaminhamos e acompanhamos essas mulheres para a Delegacia da Mulher (DEAM), acompanhamos essa mulher durante todo o atendimento para tenhamos certeza de que ela está sendo atendida da forma que é necessária. Outras vezes nós encaminhamos para os CRAS e para os Centros de Atendimento Psicossocial (Capes)”, assegurou a coordenadora da Combel.
 
Serviço 
 
Com o bandeiramento vermelho, em Belém, o contato com a Coordenadoria deve ser feito de forma remota via e-mail: [email protected] ou redes sociais: 
Instagram, Twitter, ou Facebook. O espaço da Combel é localizado nos altos do Mercado de Carne Francisco Bolonha, em frente ao Solar da Beira, sala 27.
    


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?