12/03/2021 às 15h00min - Atualizada em 12/03/2021 às 15h00min

Inscrição para alistamento militar termina em junho

A prestação de serviço militar tem duração de 12 meses

Redação do Belem.com.br
O Alistamento Militar é uma oportunidade para os jovens complementarem o processo de socialização. (Foto: Marcelo Pinto/APlateia)
    
Os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 (ou seja, todos os nascidos em 2003) têm até o dia 31 de junho para realizar o Alistamento Militar nas Forças Armadas. O procedimento pode ser feito online, pelo aplicativo do Exército Brasileiro ou pelo site www.alistamento.eb.mil.br; e, presencialmente, na Junta do Serviço Militar de Belém.

Nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e norte do Tocantins, área de responsabilidade do Comando Militar do Norte, a 8ª Região Militar projeta alistar 13.400 pessoas. Em agosto, as comissões de seleção iniciam a triagem do contingente que entrará para prestar o serviço militar obrigatório nas Forças Armadas. Em caso de dúvidas, os jovens podem procurar o quartel do Exército Brasileiro mais próximo.

Em 2022, cerca de 1.500 brasileiros serão incorporados na Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira na área da 8ª Região Militar. Além de obrigação com a justiça brasileira e quitar as obrigações com o Serviço Militar, o Alistamento Militar é uma oportunidade para os jovens complementarem o processo de socialização. 

Nas Forças Armadas, o jovem desenvolve e consolida os valores morais e éticos, de estímulo ao acatamento das leis e das instituições. Ele também tem a oportunidade de se especializar em uma profissão por intermédio de cursos profissionalizantes, além de servir ao Brasil, contribuindo para a manutenção da soberania nacional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?