15/03/2021 às 14h00min - Atualizada em 15/03/2021 às 14h00min

PSM do Guamá passa a atender exclusivamente casos de covid-19

O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento imediato

Redação do Belem.com.br
Com informações da Agência Belém
A Prefeitura também pretende abrir 16 policlínicas para atender casos leves e moderados da doença. (Foto: João Gomes/Comus)
    
Para ampliar o atendimento nas urgências e emergências para casos de infecção pelo novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Belém vai transformar o Pronto-Socorro do Guamá em local exclusivo para pacientes com covid-19. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento imediato e o número de leitos para 52 clínicos e 25 de Unidade de Terapia Intensiva.

O Plano de Contingenciamento da Covid-19 da Prefeitura também pretende abrir 16 policlínicas para atender casos leves e moderados da doença. Estão sendo montadas estruturas para instalação de tendas, anexas às cinco UPAs de Belém (Jurunas, Terra Firme, Marambaia, Sacramenta e Icoaraci); ao Hospital Distrital de Mosqueiro e a oito Unidades Básicas de Saúde (Unidades Municipais de Saúde da Terra Firme, Jurunas, Guamá, Bengui II, Marambaia, Paraíso dos Pássaros, Icoaraci e na Estratégia Saúde da Família de Outeiro)

No Distrito Administrativo de Belém (Dabel) serão instaladas tendas no Ver-o-Peso e na Igreja de São Raimundo Nonato, localizada na avenida Senador Lemos.

A Prefeitura está providenciando a remoção de pacientes que não estão com covid para outros hospitais, como para a rede estadual de apoio, ou dando alta para pacientes com quadro leve que poderão ter acompanhamento em casa. A intenção é liberar espaço para o atendimento exclusivo de pacientes com a doença. Casos de outras enfermidades estão sendo direcionados para o Hospital Municipal Mário Pinotti, na 14 de Março. 

A ampliação da capacidade de leitos também está sendo articulada pela Prefeitura de Belém junto a hospitais privados e o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?