23/09/2019 às 15h14min - Atualizada em 23/09/2019 às 15h14min

MABE celebra 25 anos com exposição "Olhares Sobre a Amazônia"

A mostra está inserida na programação da 13ª Primavera dos Museus

Portal Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) de Belém
A mostra é composta por 113 obras de coleções (Foto: Oswaldo Forte/Comus)

O Museu de Arte de Belém (Mabe) abre, nesta quarta-feira (25), a exposição de média duração “Olhares Sobre a Amazônia - Acervo Mabe”, com curadoria de Lígia Árias e curadoria adjunta de Nina Matos, às 16h30. A exposição faz parte das celebrações dos 25 anos de inauguração do Mabe e ocupará as salas térreas do Museu, Antonieta Santos Feio e Theodoro Braga, no palácio Antônio Lemos.
 
A exposição é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e está inserida na programação da 13ª Primavera dos Museus, que apresenta, este ano, o tema "Museus por Dentro, por Dentro dos Museus". A entrada é gratuita.
 
A mostra é resultado de pesquisa, curadoria e concepção da Divisão de Curadoria do Mabe, e tem o objetivo de proporcionar conhecimento sobre a riqueza da Amazônia em seus aspectos naturais, culturais, sociais, místicos e históricos, por meio das coleções do expressivo acervo do Museu, que tem uma longa trajetória de ações em pesquisa, aquisição, restauro, conservação, difusão do conhecimento e fomento da produção artística.
 
Mostra - A mostra é composta por 113 obras de coleções, que são constituídas por obras em cerâmicas, sendo cópias e reelaborações pré-coloniais das culturas Tapajônica, Marajoara, Maracá, Aruã e Miracanguera, e de obras de pintores, escultores e fotógrafos paraenses e estrangeiros, que registraram a cidade de Belém e a região amazônica em sua diversidade e particularidades.
 
Segundo Janice Lima, diretora do Mabe, a exposição leva a um longo caminho pela relação da natureza com o ser humano na região amazônica. “A curadoria fez um recorte do acervo, pontuando obras que representam três eixos conceituais, que são a do ser humano, da natureza e das relações sociais e culturais que emanam do contato desse ser humano com a natureza. Teremos uma representação muito abrangente das populações que habitaram anteriormente e que habitam hoje a região amazônica, juntamente com a discussão sobre questões sociais e culturais tão contemporâneas e que nos cercam”, explicou a diretora.
 
O presidente da Fumbel, Fábio Atanásio, disse que a exposição é uma oportunidade de dialogar com a sociedade e a comunidade acadêmica sobre a importância da memória, a partir de um contexto nacional de debate sobre a Amazônia. “O Mabe promove essa exposição com o intuito de alargar a compreensão e o entendimento para qualificar o debate nacional e internacional por tudo o que está acontecendo na Amazônia. Não somente sobre os impactos ambientais, mas também da valorização do ser humano”, destacou Atanásio.
 
Primavera dos Museus - A exposição “Olhares Sobre a Amazônia - Acervo Mabe”, além de celebrar os 25 anos de fundação do Museu, está inserida na programação da 13ª Primavera dos Museus, com o tema "Museus por Dentro, por Dentro dos Museus", que é uma programação cultural em nível nacional, coordenada pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram). A programação no Mabe contará com palestras e visitas mediadas ao acervo do Museu, de 25 a 27 deste mês, pela manhã e à tarde.
A programação completa você confere aqui.
 
Serviço:
Abertura da exposição “Olhares sobre a Amazônia – Acervo Mabe”, no dia 25 de setembro (quarta-feira), às 16h30, no Museu de Arte de Belém (Mabe), palácio Antônio Lemos. A visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Agendamento de visita em grupo pelo e-mail [email protected]/ Telefone: (91) 98415-2558.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?