21/04/2021 às 10h00min - Atualizada em 21/04/2021 às 10h00min

Marituba comemora 27 anos de emancipação; confira a programação

Comemoração será restrita e manterá as medidas preventivas contra a covid-19

Ascom Marituba
Com edição do Belem.com.br
Programação seguirá durante toda esta quarta-feira (21). (Foto: Ascom Marituba)

           
A Prefeitura de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, realiza hoje (21) uma extensa programação em comemoração ao 27˚ aniversário de emancipação política do município. A programação inclui a entrega de títulos definitivos de posse para moradores do Residencial Viver Melhor e, também, a inauguração do Polo Ambiental do município. Os eventos não contarão com a participação do público, por conta das medidas preventivas contra a disseminação do coronavírus.


Confira, abaixo, a programação completa do aniversário de Marituba:

8h - Missa em ação de graças
Local: Igreja Matriz do Menino Deus
9h - Passagem em revista dos novos guardas municipais e agentes de trânsito que estão em formação pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito (Segmob)
Local: saída da igreja
9h30 - Inauguração do Polo Ambiental de Marituba
11h - Entrega simbólica de títulos de posse do Viver Melhor Marituba – Entrega simbólica de cheques moradia a famílias de Marituba
Local: Ginásio Poliesportivo Municipal
15h - Visita técnica às obras de revitalização da Praça da Piçarreira
Local: bairro Mirizal
16h - Entrega das novas instalações da Secretaria Municipal de Habitação
Local: Piçarreira
16h45 - Entrega das novas instalações do SAE-CTA, da Secretaria Municipal de Saúde
Local: rua do fio, 03.
19h - Culto
Local: Igreja do Evangelho Quadrangular – Rua do Fio.

História

Apesar de ter sido criada pela Lei Estadual nº 5.857 de 22 de setembro de 1994 quando foi desmembrada do município de Benevides, Marituba nasceu em função da Estrada de Ferro de Bragança. Para o estabelecimento da via férrea foi necessário a construção de uma vila de casas, para abrigar os operários de manutenção e demais funcionários dessa estrada.

A construção da vila foi concluída em 1907 dando origem ao povoado de Marituba. Suas terras pertenciam ao município de Belém, com a criação do município de Ananindeua, em 1943, passou a pertencer a esse novo município. Já em 1961, passou a pertencer ao município de Benevides.

Emancipação

Marituba alcançou sua autonomia política e econômica de Marituba no dia 21 de abril de 1994. A conquista foi marcada pela indignação, que levou algumas lideranças a tomarem atitudes que uniram o povo, há muito insatisfeito com a falta de transporte digno, de empregos, saneamento, escolas e assistência médica. Tudo isso fez com que a população dissesse sim ao desmembramento do município de Benevides.

Houve três movimentos de emancipação do município, porém apenas o último, liderado por Fernando Corrêa e Eládio Soares, teve êxito. Após uma intensa campanha foi então que no dia 21 de abril de 1994 realizou-se um plebiscito, que contou com 12.444 eleitores votantes. 12.035 (96,1%) pessoas votaram pelo “Sim” e 257 (2,07%) votaram pelo “Não”. A partir do dia 21 de abril do ano de 1994, Marituba passou a ser considerado um município autônomo política e economicamente.

Marituba hoje

Ao comemorar os 27 anos de sua emancipação política e econômica, Marituba apresenta hoje uma população estimada – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – de 133.685 habitantes, um crescimento de um pouco mais de 143% com relação à população de 1994, quando da emancipação.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?