21/04/2021 às 15h00min - Atualizada em 21/04/2021 às 15h00min

Documentário “A Pajé” é lançado hoje na mostra de 10 anos do Amazônia DOC

Evento ocorre às 19h, com as diretoras do filme e a protagonista Hushahu Yawanawa

Redação do Belem.com.br
O documentário é sobre a pajé Hushahu Yawanawa, que protagonizou uma revolução na aldeia acriana. (Foto: divulgação)

          
Nesta quarta-feira (21), às 19h, será lançado o documentário “A Pajé”, na mostra especial de 10 anos do Amazônia DOC - Festival Pan-Amazônico de Cinema. A exibição inédita traz a protagonista Hushahu Yawanawa, pajé e liderança da Terra Indígena Rio Gregório, no Acre. A abertura oficial do Festival será no dia 28/04, também de forma online.


Na celebração será lançado o filme “A Pajé”, com bate-papo, às 19h, no
canal do Festival, entre a coordenadora e idealizadora do Amazônia DOC, Zienhe Castro, e as diretoras Letícia Ottomani, Nelma Salomão e Helena Alba. O destaque da noite é a participação da pajé Júlia Yawanawa. A partir das 20h o documentário poderá ser assistido na plataforma disponibilizada pelo Festival, com acesso gratuito até o dia 31 de maio.

Festival Pan-Amazônico de Cinema

Os 10 anos do Amazônia DOC serão marcados por programação que será aberta hoje (21). Ao todo foram seis edições do Festival, sendo cinco delas presenciais e uma totalmente online, em 2020, devido à pandemia de coronavírus. 

O evento tem patrocínio da Lei Aldir Blanc Pará, via Governo do Pará e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. A realização é do Instituto Cultura da Amazônia com produção de Z Filmes e apoio cultural da Casa de Estudos Germânicos (CEG), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Goethe.

De acordo com Zienhe Castro, que também atuou na direção de montagem de “A Pajé”, esta é uma forma de reverenciar histórias da região, sob o olhar de cineastas mulheres sobre uma protagonista mulher da Amazônia. “Poder contar com o lançamento desse longa na nossa mostra especial é muito potente, pois agregamos mais uma vez ao festival uma discussão contemporânea, que trata do direito dos povos indígenas e mais, da mulher indígena, sob uma ótica sensível”, comenta.

Documentário “A pajé”

O documentário mostra história de Hushahu Kátia Luíza Yawanawa, uma mulher Yawanawa que em 2005, aos 25 anos de idade, decidiu romper a tradição de seu povo e protagonizou uma revolução na aldeia acriana: até aquele momento nenhuma mulher havia feito o retiro de 12 meses de isolamento para tornar-se uma pajé e receber a informação dos espíritos sagrados, segundo a cultura daquele povo, e os ensinamentos dos pajés anciões da aldeia. O retiro feito por Hushahu e sua irmã Raimunda Putani incluiu dietas, banhos e o uso de medicinas da floresta.

Programação

A abertura oficial da programação da Mostra Especial 10 anos será no dia 28/04, a partir das 19h, também no canal do YouTube do Amazônia DOC, com bate-papo com cineastas convidados. O evento reunirá 42 filmes premiados nas seis edições já realizadas, a serem exibidos por meio da plataforma de streaming AmazôniaFlix, em programação que se estenderá até dia 30 de maio. A ideia de revisitar as memórias do festival surgiu para oportunizar a novos públicos o acesso à filmografia que discute a região da Pan-Amazônia, seja no campo social, cultural, econômico ou histórico. A mostra terá ainda encontros virtuais em formas de bate-papo com os realizadores, além de duas oficinas e duas masterclasses. 

Serviço
Mostra Especial Amazônia DOC - 10 anos
Data: 21/04
Horário: 19h, com lançamento do documentário “A Pajé” + bate-papo entre a coordenadora e idealizadora do Amazônia DOC, Zienhe Castro, e as diretoras Letícia Ottomani, Nelma Salomão e Helena Alba e participação da pajé Júlia Yawanawa, da Aldeia Yawanawa (Acre). A partir das 20h o documentário estará disponível na
plataforma de streaming AmazôniaFlix com acesso gratuito até 31 de maio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?