26/04/2021 às 16h00min - Atualizada em 26/04/2021 às 16h00min

13ª edição do Festival Rádio MEC abre inscrições; veja como participar

Músicos de todo Brasil podem se inscrever a partir de hoje (26)

Agência Brasil
Com edição do Belem.com.br
A divulgação dos finalistas ocorrerá no dia 25 de agosto. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

           
A partir desta segunda-feira (26), intérpretes e compositores de todo o Brasil já podem inscrever suas composições no Festival de Música Rádio MEC 2021. Ao todo, serão distribuídos 12 prêmios, em quatro categorias: Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil e Música Popular. De cada uma, sairá três vencedores: melhor composição inédita, melhor intérprete e a vencedora no voto popular. Para se inscrever basta acessar o
site oficial do Festival.

Novo formato

Assim como em 2020, o Festival de Música Rádio MEC 2021 será totalmente online, devido à pandemia da covid-19. Além de todas as inscrições serem online, o anúncio dos classificados para as fases semifinais e finais e dos premiados se dará por meio de lives (transmissões ao vivo) nas 
redes sociais da Empresa Brasil de Comunicação.

Segundo Thiago Regotto, gerente das rádios MEC AM e MEC FM, há uma tendência para, mesmo depois da pandemia e a volta de shows presenciais (como ocorreu até 2019), de que o festival continue fortalecido na web. “A internet permitiu abrir o festival para todo Brasil. Era algo que não tínhamos como perspectiva a curto prazo. E a gente percebeu que é um festival que tem o rádio como sua base, mas precisa estar na internet. Não tem como voltar atrás”, aponta.

Novidades

A abrangência nacional do concurso (em 2020, apenas músicos da região Sudeste e do Distrito Federal puderam se inscrever) e o aumento do número de prêmios por voto popular (até 2020, apenas uma composição era premiada por meio de votação na internet) são as principais novidades da edição deste ano.

Regras

As inscrições da primeira fase estão abertas até o dia 21 de junho, por meio do site oficial do festival. Cada participante poderá inscrever até duas composições por categoria e deverá preencher uma ficha de inscrição.

As músicas serão submetidas a um júri técnico. No dia 17 de julho, as canções classificadas para as semifinais (até 100) serão divulgadas por meio de uma transmissão ao vivo, passarão a ser veiculadas nas rádios MEC e MEC FM e estarão disponíveis para votação no site do festival. Serão três finalistas em cada categoria.

A divulgação das finalistas (três por modalidade) ocorrerá, de acordo com o edital do concurso, no dia 25 de agosto. A cerimônia de premiação dos vencedores (que serão definidos por um júri técnico e votação popular) está prevista para ocorrer no dia 25 de setembro. 

Oportunidade

No ano passado, a estratégia de fortalecer o festival em meios digitais fez com que 1.023 composições fossem inscritas - recorde de todas as edições. Para os compositores que chegaram à fase final do Festival de Música Rádio MEC, o concurso é uma oportunidade para inserção de novos talentos na cena musical brasileira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?