29/04/2021 às 16h00min - Atualizada em 29/04/2021 às 16h00min

Projeto de inclusão celebra Dia Internacional da Dança; confira

A iniciativa foi uma das 106 contempladas pelo edital da Secult

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
O projeto trabalha estímulos sensoriais, objetos, música, luzes, figurinos, entre outros elementos. (Foto: Arquivo pessoal do Projeto)

            
O projeto “Asas e Raízes: Dança para tod@s” celebra hoje o Dia Internacional da Dança, comemorado nesta quinta-feira (29). As atividades são gratuitas e desenvolvidas em Belém, com uma adulta e três crianças com paralisia cerebral. Às 20h de hoje ocorre a estreia da primeira temporada do Asas, por meio do canal do YouTube “
Dança, Movimento e Cuidados Belém”.


Sobre o Projeto

A iniciativa, coordenada pela coreógrafa Aide López, foi uma das contempladas  pelo edital de Dança – categoria Dança Inclusiva –, realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. A proposta visa amparar artistas durante a pandemia.

Aide López conta que o projeto começou em 2020 e surgiu da necessidade de juntar diferentes propostas de colegas, em uma atuação conjunta. “A iniciativa nasceu como resposta a essas várias ideias. Procuramos promover uma dança livre, a partir do movimento autêntico de cada pessoa. Cada aula é uma sessão de laboratório de movimento, onde se trabalham diferentes estímulos sensoriais, objetos, música, luzes, figurinos, etc., para criar ambientes de confiança e movimento dançado”, explica.

O projeto atua em colaboração com o TheraSuit Studio Belém, um centro que fornece serviço de reabilitação e apoio psicológico a crianças e adultos com paralisia cerebral, autismo, entre outras condições de deficiência

Homenagem

O Dia Internacional da Dança foi uma data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1982, em homenagem ao bailarino francês Jean-Georges Noverre, um dos maiores artistas desse segmento. Além de um mestre na área, Noverre registrou em seu famoso compilado “Lettres sur La Danse” (“As Cartas Sobre a Dança”) inúmeros ensinamentos sobre essa arte. 

No Brasil, o dia também marca o nascimento de uma das figuras mais importantes do balé nacional: a dançarina Marika Gidali, co-fundadora do Ballet Stagium, em São Paulo.

Serviço
Estreia da primeira temporada do projeto Asas e Raízes: dança para tod@s
Data: 29 de abril
Horário: 20h
Canal do YouTube:
Dança, Movimento e Cuidados Belém.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?