02/05/2021 às 13h00min - Atualizada em 02/05/2021 às 13h00min

Prefeitura define medidas de prevenção durante homenagens nos cemitérios

A recomendação da Seurb é que a população evite se deslocar aos cemitérios

Agência Belém
Com edição do Belem.com.br
Durante a visitação será necessário seguir todas medidas de proteção contra a covid-19 (Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém)
 
            
A prefeitura de Belém estabeleceu medidas para garantir a prevenção contra a proliferação do coronavírus durante  a visitação nos cemitérios de Belém no Dia das Mães.
 
O horário de funcionamento na capital e nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro será das 7h às 16h com entrada e saída em portões diferentes para evitar aglomeração.
 
Segundo a Prefeitura, durante a visitação será necessário seguir todas medidas de proteção contra a covid-19, tais como a utilização obrigatória de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) orienta às pessoas que apresentarem sintomas gripais ou se enquadrem no grupo de risco, que evitem a ida aos cemitérios. 
 
De acordo com a Seurb, a atenção é maior para esse período devido ao fluxo intenso de pessoas nas necrópoles da capital para prestar homenagem às mães falecidas.Porém a secretaria ressalta que os sepultamentos decorrentes da covid-19 continuam ocorrendo. Dessa forma as medidas de proteção devem ser redobradas.
 
Até 28 de abril cerca de 136 sepultamentos decorrentes da covid-19 ocorreram no cemitério Santa Izabel, no bairro do  Guamá, com a média diária oscilando entre 12 e 4 sepultamentos. Enquanto no cemitério de Santa Isabel, de Icoaraci, até o dia 29 de abril foram realizados 25 sepultamentos.
 
A recomendação da Secretaria de Urbanismo é que a população belenense evite se deslocar aos cemitérios. “Se puderem antecipar sua ida ao cemitério, que antecipe durante a semana. Pois ainda estamos no período de pandemia e é necessário que evitemos essa aglomeração nos cemitérios, até por se tratar de locais que estão em pleno funcionamento”, frisou o diretor do departamento de Necrópoles, Lucas Farias.
 
Vistoria - Na última quarta-feira, 28, as secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Semma) e Guarda Municipal de Belém estiveram nos cemitérios Santa Izabel(Guamá) e São Jorge(Marambaia) para averiguar a manutenção do espaço e  estabelecer as medidas de prevenção contra a covid-19, para o final de semana do Dia das Mães, período em que será realizada uma grande operação para fiscalizar e orientar a população para evitar aglomerações.  
 
Serviço
Os cemitérios de Belém e dos distritos de Mosqueiro e Icoaraci vão funcionar das 07h às 16h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?