26/05/2021 às 15h00min - Atualizada em 26/05/2021 às 15h00min

Governo vai assinar acordo para a produção de IFA no Brasil

Segundo o ministro, a assinatura do contrato deve ocorrer no dia 1° de junho

Agência Brasil
Com edição do Belem.com.br
a redução na previsão ocorreu em razão da falta de insumos (Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará)
 
O governo federal vai assinar na próxima semana um contrato de Encomenda Tecnológica com a farmacêutica inglesa AstraZeneca. As informações foram dadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (26).
 
O acordo vai possibilitar que o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), material necessário para produção da vacina contra a covid-19, seja fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nacionalmente.
 
Segundo o ministro, a assinatura do contrato deve ocorrer no dia 1° de junho.
 
O ministro ressaltou que o país tem contratadas, até 2022, cerca de 600 milhões de doses de vacinas. Até o momento, foram distribuídas pouco mais de 90 milhões de doses aos estados e municípios, das quais 30 milhões, em maio.
 
Queiroga também foi questionado sobre a quantidade de vacinas para o mês de junho. De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, devem ser entregues 41,9 milhões de doses, 12 milhões a menos do que a previsão inicial.
 
Serão 20,9 milhões de doses da AstraZeneca, 12 milhões da Pfizer, 4 milhões do imunizante da AstraZeneca obtidos via consórcio Covax Facility e 5 milhões de doses da CoronaVac. Segundo Queiroga, a redução na previsão ocorreu em razão da falta de insumos.
 
Programa nacional de testagem
O ministério vai começar a adotar uma estratégia de ampliação do número de testes aplicados na população. Segundo o ministro, a pasta lança amanhã (27) um programa nacional de testagem em massa com objetivo de chegar a 20 milhões de brasileiros mensalmente.
 
A medida visa, entre outros pontos, rastrear uma possível transmissão comunitária da variante indiana do novo coronavírus. A presença da nova cepa, a B.1.617.2, foi confirmada no país na quinta-feira (20), quando seis casos foram detectados entre 24 tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, que veio da China e está em isolamento no Maranhão.
 
Segundo Queiroga, os testes devem ser aplicados em pessoas sintomáticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também as que apresentem sintomas iniciais, em locais pré-definidos, como portos, aeroportos e rodoviárias.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?