10/06/2021 às 16h00min - Atualizada em 10/06/2021 às 16h00min

Junho Laranja: saiba como se prevenir de queimaduras oculares

A data é relembrada todos os anos pela Sociedade Brasileira de Queimaduras

ASCOM/ SBQ
Com edição de belem.com.br
nunca se deve utilizar nenhum tipo de medicação sem orientação médica.(Foto: Divulgação freepik)

           
Em alusão ao combate a queimaduras, o mês de junho ficou conhecido como
“Junho Laranja” no Brasil. A data é relembrada anualmente pela Sociedade Brasileira de Queimaduras, que afirma que, por ano, mais de 1 milhão de brasileiros são vítimas desse incidente.

Dentre o leque de queimaduras, é importante também citar as queimaduras oculares, que podem ocorrer principalmente durante o manuseio incorreto de produtos químicos.


Algumas das principais ocorrências que envolvem queimaduras oculares se dão pelo manuseio incorreto de ácidos, como, o ácido muriático, normalmente utilizado para limpar piscinas, água sanitária, cimento, e óxido de cálcio, o cal, utilizado em pinturas.


Prevenção e tratamento


É fundamental que caso aconteça e o contato seja inevitável, os olhos sejam lavados em abundância, se o paciente imaginar que está bom, continue a lavar a superfície ocular, só então se deve ser encaminhado para o oftalmologista em emergência. 


O tratamento incorreto, ou tardio pode acarretar em danos oculares irreversíveis.  É importante frisar que em qualquer tipo de quimadura, nunca se deve utilizar nenhum tipo de medicação sem orientação médica. Nunca se deve colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura. Somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado;
 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?