16/06/2021 às 09h00min - Atualizada em 16/06/2021 às 09h00min

Canais de denúncia facilitam combate à violência contra idosos na pandemia

Denúncias podem ser feitas até por WhastApp, com sigilo e anonimato

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Canais de denúncia facilitam combate à violência contra idosos na pandemia (Foto: Divulgação)

              

Para combater os maus-tratos infligidos contra pessoas idosas, consideradas um dos grupos vulneráveis da sociedade, a população pode fazer uso de diferentes canais de denúncia disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Denúncias por WhatsApp

 

Através do número (91) 98115-9181, utilizado pela IARA - Inteligência Artificial Rápida e Anônima, é possível fazer a denúncia via WhatsApp com garantia do sigilo e anonimato do cidadão que contribuir para as investigações. Por meio do aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização em tempo real.

 

As informações enviadas podem ser também sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.

Outros canais de denúncia

 

Juntamente com o WhastApp da Iara, a Segup mantém mais três canais de denúncia. O chatbot (caixa de diálogo com atendimento virtual), presente em diversos sites dos órgãos da segurança pública, e o formulário web, disponibilizado no site da Segup, além do Disque 190, do Centro Integrado de Operações (CIOp), para casos que necessitem urgência. 

 

De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, no período de janeiro a maio de 2020, foram registrados 6.821 casos de violência contra os idosos no Estado. Em 2021, no mesmo período, foram computados 5.377 casos, apontando uma redução de 21% nos casos registardos.

 

Para não permitir que esses crimes sigam acontecendo de maneira silenciosa, a denúncia é a principal ferramenta a ser utilizada pela sociedade.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?