01/10/2019 às 12h10min - Atualizada em 01/10/2019 às 12h10min

Criação de búfalos é tema de evento em Parauapebas

Evento acontece neste final de semana e visa demostrar as vantagens da bubalinocultura

Portal Belém
Blog do Zé Dudu
O evento promete muitas surpresas, entre as quais o sorteio de um búfalo no dia do seminário (Foto: Reprodução/Internet)
O Pará é o Estado com maior rebanho bubalino do país, e pensando em valorizar a bubalinocultura da região, será realizado o I Seminário de Bubalinocultura de Parauapebas. Na região de Carajás há uma dependência muito forte da matriz econômica da mineração, sendo assim a agropecuária, em especial a bubalinocultura é essencial para diversificar as formas de produção econômica do município.
 
Há 7 anos, existe um produtor de búfalos que se destaca na região de Carajás. Um dos objetivos do evento é justamente aumentar a quantidade de produtores, demostrando as vantagens da criação da bubalinocultura, da produção do leite e qualidade do queijo de búfala. De acordo com a coordenação do Seminário, “além de queijo, carne e tração animal, o búfalo também pode dar renda através do turismo e esta é, especificamente, uma das palestras que nós vamos fazer no evento”.
 
O evento é realizado pela Queijaria Cosa Nostra, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz). O Seminário vai divulgar as vantagens da bubalinocultura e proporcionar a troca de experiências com produtores de outras regiões, para diversificar e incluir na agropecuária do município este regime de produção.
 
Na programação, haverá seis palestras, inclusive com a presença do Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, Caio Rossato, e o Presidente da Associação Paraense, João Rocha, enaltecendo a importância para um evento desta natureza. As palestras serão intercaladas por um milk break, onde terá degustação de derivados de leite de búfala de todo o Brasil.
 
“Tem muitos apaixonados pela bubalinocultura no Brasil a fora, vamos perceber isso. Teremos doce de leite, queijo do Marajó, mozzarella de São Paulo, da Bahia e vários Estados brasileiros que vão mandar seus derivados para a gente mostrar a importância da cadeia econômica do búfalo no Brasil”, descreveu Geraldo Pedro, coordenador do evento.
 
O evento será nos dias 5 e 6 de outubro, as palestras iniciam às 13 horas no Tatersal do Parque de Exposições de Parauapebas, e após as palestras haverá um churrasco de baby búfalo e apresentação de um grupo Parafolclórico e outra banda local animando e fazendo a primeira festa do búfalo em Parauapebas. No domingo, 6, haverá a Rota do Búfalo, onde os participantes poderão conhecer a propriedade de búfalos da região, o manejo e os animais.
 
Surpresas
O evento promete muitas surpresas, uma das novidades já divulgadas é o sorteio de um búfalo no dia do Seminário. Através de uma rifa, que custa R$ 10, o participante pode ganhar um búfalo em uma das premiações.
 
Serviço:
1º Seminário de Bubalinocultura de Parauapebas
Dias 5 e 6 de outubro de 2019
A partir das 13h
Informações: Instagram@seminariodebubalinocultura
E-mail [email protected]
Inscrições: (94) 99208-7535

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?