03/10/2019 às 09h35min - Atualizada em 03/10/2019 às 09h35min

UFPA começa a inscrever para processo seletivo 2020

Para o ano que vem, a instituição oferta um total de 7.143 vagas

O edital com todas as informações do processo seletivo deve ser publicado até a esta sexta-feira (4) (Foto: Reprodução/Internet)

A Universidade Federal do Pará – maior instituição de nível superior do Estado – começa a inscrever, na próxima segunda-feira (7), para o seu Processo Seletivo 2020 (PS2020). As inscrições poderão ser feitas a partir das 14h, no endereço ceps.ufpa.br. O edital com essas informações deve ser publicado até a esta sexta-feira (4), no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps).
 
Para o ano que vem, a instituição oferta um total de 7.143 vagas, sendo 3.449 disputadas pela ampla ocorrência, 3.503 ofertadas pelo sistema de cotas da instituição e há ainda a oferta extra de 191 vagas extras para pessoas com deficiência (PcDs).
 
Cotas, SiSU, Bônus e Exames de Habilidades sem alteração - Assim como no ano passado, todas as vagas disponíveis na UFPA serão ofertadas pelo PS, ou seja, a federal do Pará não vai disponibilizar vagas pelo Sistema Unificado de Seleção do Ministério da Educação (SiSU/MEC) para ingresso em 2020.
 
Também está mantido o bônus de 10% para os candidatos que cursaram todo o ensino médio em um ou mais dos estados da região Norte, além da realização do exame de habilidades específicas para candidatos aos cursos de música e dança.
 
A maior novidade do PS 2020 vai acontecer nas chamadas repescagens e isso apenas nos cursos em que a única diferença entre duas turmas ofertadas é o período de ingresso na UFPA. É o caso, por exemplo, das duas turmas de Direito vespertino.
 
Quem se inscrever em direito vespertino com entrada no primeiro semestre (2020.2) mas não conseguir sua classificação nesta turma, passa a compor uma lista de repescagem que contém todos os não classificados para direito vespertino (tanto para a turma do primeiro quanto para a do segundo semestre).
 
Ou seja, se surgirem vagas não preenchidas que precisem ser ocupadas a partir de novas chamadas (repescagens), todos os candidatos que se inscreveram para as duas turmas, cuja única diferença é o período de ingresso, irão para uma única lista.
 
É esta lista que será usada para preencher as vagas que surgirem por desistência ou indeferimento de registro na UFPA, no primeiro e no segundo semestre, respeitadas as opções de reserva legal de vagas, quando for o caso.
 
Serviço:
Edital para o PS 2020 da UFPA
Será publicado até o dia 4/10 no www.ceps.ufpa.br
Inscrições: Das 14h do dia 7 de outubro às 17h do dia 1º de novembro
Mais informações sobre os concursos de seleção para ingresso na UFPA você encontra no www.feivest.ufpa.br.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?