03/10/2019 às 15h47min - Atualizada em 03/10/2019 às 15h47min

Canaã completa 25 anos e cria Fundo de Desenvolvimento

Nesta sexta-feira (4), Canaã completa 25 anos de emancipação política

Portal Belém
Assessoria de Comunicação do evento
Para o governador Helder Barbalho, o Pacto é o primeiro passo dos debates necessários para sua construção (Foto: Divulgação)

O município de Canaã dos Carajás, que abriga a maior província mineral da região Sul do Estado do Pará, criou, no ano passado, o Fundo Municipal de Desenvolvimento para atrair investidores dos segmentos econômicos da prestação de serviços, educação, inovação tecnológica e sustentabilidade. A ideia da equipe econômica é descobrir um novo filão para o desenvolvimento da cidade, usando os recursos dos royalties oriundos da vocação minerária, e assim, evitar os erros cometidos por outros municípios com perfil similar que, após, exauridos os recursos naturais, ainda sofrem as mazelas sociais deixadas pela exploração.
 
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento de Canaã, Jurandir José dos Santos, o Fundo é composto por 5% dos royalties e deve somar até o final do ano R$ 50 milhões destinados à atração do mercado empresarial em áreas diversas da prestação de serviços, educação, saúde entre outros que possam somar com esse novo pensamento do município.
 
O secretário destaca que Canaã quer ser modelo de desenvolvimento sustentável para o Brasil. Para isso, foi elaborado um programa de Governo denominado de “Pacto por Canaã” contendo uma agenda positiva traçada para ser cumprida até 2035 com ações e melhorias de saúde, educação, inovação tecnológica, prestação de serviços entre outros ramos de atividades econômicas.
 
O governador Helder Barbalho, que visitou o município na noite desta quarta-feira (2), e o prefeito de Canaã, Jeová Andrade, assinaram o documento, como parte da programação de aniversário dos 25 anos de emancipação de Canaã.
 
Para o governador Helder Barbalho, o Pacto é o primeiro passo dos debates necessários para sua construção. “O momento é debater o futuro de Canaã, somando forças a favor do interesse coletivo, pois todos nós sabemos que os recursos minerários são bens naturais finitos e que precisamos construir novas alternativas de desenvolvimento para seu futuro. Sabemos que a cidade tem crescido, está bonita, bem cuidada, então, realmente é a hora de pensar no futuro”, disse o governador.
 
O setor minerário de Canaã dos Carajás impulsiona o crescimento da cidade, que nesta sexta-feira (4), completará 25 anos de emancipação política. O prefeito Jeová Andrade comemora o momento de expansão da cidade e diz que o Pacto por Canaã também é uma declaração de amor pelo município. “Não podemos esquecer que muitos lutaram por essa emancipação e juntos estamos construindo um novo momento para o município”, disse.
 
Os festejos pelo aniversário de Canaã foram englobados na programação da IV Feira de Negócios e IV Festival da Gastronomia de Canaã (Fenecan), com vasta programação cultural, agenda de shows, seminários, concursos de gastronomia entre outras atrações. A prefeitura também está promovendo a inauguração de obras e serviços de pavimentação de ruas da cidade. A programação segue até domingo (6), na área do bosque do Gonzaguinha, centro de Canaã.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?