19/08/2021 às 11h00min - Atualizada em 19/08/2021 às 11h00min

Theatro da Paz reabre com programação ampla e gratuita

Calendário cultural vai até dia 31 de agosto

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Ingresso será trocado por quilo de alimento 2h antes dos espetáculos (Foto: Wagner Santana / Arquivo Agência Pará)

 

O centenário Theatro da Paz vai reabrir as portas ao público a partir do próximo domingo, dia 22 de agosto, após nove meses de obras de restauro e revitalização. A reabertura terá extensa programação, com entrada franca, que inclui espetáculos de teatro, música, dança e exposição.

 

Celebrando o reencontro com o público, a visitação guiada pelo Theatro será gratuita durante nove dos dez dias de evento, das 09h às 15h, com exceção da segunda-feira (30), quando não há visitas.

 

Promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o calendário prossegue até 31 de agosto, com distribuição diária de 300 ingressos, a serem trocados por 1 quilo de alimento não perecível, duas horas antes do início de cada espetáculo. Todas as doações serão entregues a moradores dos bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

 

Restauro

 

Com 143 anos de existência e classificado como um Teatro-Monumento, o "Da Paz" será entregue à população restaurado e revitalizado, após 20 anos sem grandes intervenções. As obras foram iniciadas em novembro de 2020, e receberam investimento de R$ 4,5 milhões.

 

As intervenções realizadas incluem a revitalização da fachada; restauro completo do forro das varandas; pinturas internas e pinturas especiais; reforma do forro e das instalações elétricas; reforma e limpeza de pisos; substituição das palhinhas das cadeiras; tratamento de esquadrias; revitalização total do Café da Paz e reforma completa dos banheiros, adaptados à acessibilidade e com instalação de elementos decorativos inspirados no mosaico do hall de entrada do Theatro.

 

Ocorreu ainda a reforma dos vestiários e do sistema de proteção contra incêndio; a execução de um novo projeto luminotécnico, que vai garantir iluminação em todas as fachadas; a revitalização das calçadas em pedra de lioz e a criação da Boutique da Paz, que vai comercializar produtos artísticos inspirados nos elementos decorativos do Theatro, como joias e gravuras, além do livro e de souvenirs.

 

Também foram criadas duas novas salas com tratamento acústico, voltadas para ensaio dos dois corpos artísticos, que não possuíam um espaço com essa finalidade.

 

Programação de reabertura do Theatro da Paz

 

22/08, às 20h: Abertura. Apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).

 

23/08, às 20h: Espetáculo de teatro "A pensão da D. Cotinha".

 

24/08, às 18h: Apresentação do Coro Carlos Gomes.

 

25/08, às 17h, 18h e 19h: Apresentação de canto lírico dos alunos do Curso de Formação em Ópera. Abertura da exposição imersiva "Ópera Viva - 20 Anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz", no foyer. Visitação até 31 de outubro.

 

26/08, às 20h: Apresentação do Balé Coppélia.

 

27/08, às 20h: Apresentação do Balé Coppélia.

 

28/08, às 20h: Apresentação da Amazônia Jazz Band.

 

29/08, Montagem e ensaio da ópera Die Abreise (não aberto ao público).

 

30/08, Ópera Die Abreise (16h: exclusiva para custodiadas e custodiados, agentes prisionais e familiares; 20h: para o público em geral).

 

31/08, às 16h: Espetáculos do Colegiado de Dança do Pará.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?