-
30/08/2021 às 12h00min - Atualizada em 30/08/2021 às 12h00min

Pará está entre os 20 estados com menos de 50% de ocupação de leitos

Ainda assim, as medidas sanitárias são importantes para combater o coronavírus

Camila Guimarães/Equipe Belem.com.br
Com dados do Ministério da Saúde e da Sespa
Completar o esquema vacinal é importante para aumentar a proteção ao vírus (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

 

De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS), pela primeira vez desde o começo da pandemia, 20 estados brasileiros estão com taxa de ocupação em leitos de covid-19 abaixo de 50%, entre eles o Pará.

 

Os outros estados na mesma situação são: Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

 

Este dado colabora com outra estimativa do MS, de que o Brasil atingiu a marca de 80% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose contra a covid-19, uma vez que as vacinas reduzem significativamente o risco de morte, de internações e de infecções causadas pelo vírus.

 

Contudo, é preciso lembrar que a vacina não evita completamente que a pessoa se contagie nem que acabe disseminando o vírus em sociedade. Por isso, os cuidados individuais, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social, continuam sendo importantes.

 

No Pará

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foram notificados mais dois novos casos e nenhum óbito até a tarde de ontem (29). Em relação à subnotificação das prefeituras, foram confirmados mais três casos e um óbito ocorrido em dias anteriores.

 

Além da primeira dose

 

Vale lembrar que, para garantir a eficácia da imunização, é preciso completar o esquema vacinal. A maior parte das vacinas aplicadas no Brasil precisa de uma segunda dose para atingir a potência máxima. Ao todo, até o momento, 60 milhões de brasileiros, o equivalente a 37% da população adulta, estão com o esquema vacinal completo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

O Círio 2021 está na porta e o Belém quer saber: qual a melhor comida do Círio na sua opinião?

77.8%
22.2%