De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS), pela primeira vez desde o começo da pandemia, 20 estados brasileiros estão com taxa de ocupação em leitos de covid-19 abaixo de 50%, entre eles o Pará.
Os outros estados na mesma situação são: Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.
Este dado colabora com outra estimativa do MS, de que o Brasil atingiu a marca de 80% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose contra a covid-19, uma vez que as vacinas reduzem significativamente o risco de morte, de internações e de infecções causadas pelo vírus.
Contudo, é preciso lembrar que a vacina não evita completamente que a pessoa se contagie nem que acabe disseminando o vírus em sociedade. Por isso, os cuidados individuais, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social, continuam sendo importantes.
No Pará
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foram notificados mais dois novos casos e nenhum óbito até a tarde de ontem (29). Em relação à subnotificação das prefeituras, foram confirmados mais três casos e um óbito ocorrido em dias anteriores.
Além da primeira dose
Vale lembrar que, para garantir a eficácia da imunização, é preciso completar o esquema vacinal. A maior parte das vacinas aplicadas no Brasil precisa de uma segunda dose para atingir a potência máxima. Ao todo, até o momento, 60 milhões de brasileiros, o equivalente a 37% da população adulta, estão com o esquema vacinal completo.