01/09/2021 às 09h22min - Atualizada em 01/09/2021 às 09h22min

Instituições oferecem atendimento psicológico gratuito em Belém

Confira os locais e os contatos que pode acionar em caso de sofrimento mental

Camila Guimarães/Equipe Belem.com.br
“Agir salva vidas” é o tema da campanha Setembro Amarelo este ano. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

                   
O mês de setembro acende o alerta para a conscientização e prevenção do suicídio, a partir da campanha Setembro Amarelo. Também fica em evidência a necessidade de acesso facilitado a apoio psicológico especializado em circunstâncias de sofrimento mental. Em Belém, desde o começo da pandemia algumas instituições oferecem serviços de acolhimento gratuitos ou a baixo custo. Confira alguns locais e seus respectivos contatos:

 

CAPS

 

Os Centros de Atenção Psicossocial oferecem serviços gratuitos de apoio às pessoas em sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

 

No site do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), é possível acessar a lista dos CAPS em cada cidade e município do Pará, com seus respectivos endereços e telefones de contato.

 

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), as UBS de cada bairro contam com equipes multidisciplinares para atender gratuitamente casos de sofrimento mental leve ou transtornos pós-alta hospitalar.

 

Plantão Psicossocial da Unama 

 

O Plantão Psicológico da Universidade da Amazônia (Unama) oferece atendimento gratuito às terças e quartas-feiras, nos horários das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 18h às 20h. Toda sexta-feira o atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

O Plantão é localizado na Unama Alcindo Cacela, Bloco F. Interessados também podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo número (91) 4009-3012.

 

Clínica-escola Unifamaz

 

O curso de Psicologia do Centro Universiário Unifamaz realiza atendimento psicológico gratuito para crianças de 4 a 10 anos e adultos a partir de 18 anos. É necessário se inscrever para triagem até o dia 03 de setembro no site. Interessados também podem entrar em contato pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

 

Clínica Escola de Psicologia da Unifamaz - CEPSI

 

O plantão psicológico da Cepsi é um serviço de atendimento breve em situações de urgência, com objetivo de reduzir o sofrimento psíquico no momento da dor. Funciona às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h e 14h às 17h. Às sextas-feiras, apenas no horário das 14h às 17h. O telefone para contato é (91) 3201-0394.


Clínica Social do Círculo Psicanalítico do Pará

 

O Círculo Psicanalítico do Pará oferece atendimento de psicanálise a baixo custo. Interessados podem entrar em contato pelo número (91) 99150-6200 (whatsapp); pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais @circulopsicanaliticodopara.

 

Clínica Virtual da Universidade Federal do Pará

 

A clínica virtual da UFPA oferece atendimento psicológico a pessoas maiores de 18 anos, residentes no Pará, tanto estudantes da própria universidade quanto população em geral. 

 

Para participar, basta acessar o site da clínica, escolher um profissional da lista de voluntários, verificar o dia e horário disponíveis e ligar para solicitar atendimento na data e horário escolhidos. O atendimento funciona apenas por ligação telefônica.

 

Centro de Saúde, Cidadania e Direitos Humanos (UFPA)

 

O atendimento é voltado para estudantes indígenas, quilombolas e famílias. Interessados podem entrar em contato pelo número (91) 98329-9997 ou 98429-0279 (ambos whatsapp).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?