03/09/2021 às 10h00min - Atualizada em 03/09/2021 às 10h00min

Exposições para visitar ao longo de setembro, em Belém

Confira a lista das mostras em funcionamento na capital

Camila Guiamarães/Equipe Belem.com.br
As programações são gratuitas. (Foto: Reprodução/Viagens e Caminhos)

 

Em Belém, exposições de variados temas são opção de lazer ao longo do mês de setembro. Apresentando obras de artistas paraenses, brasileiros e internacionais, as mostras são carregadas de histórias, culturas, saberes e, até mesmo, solidariedade.

 

Confira as exposições em andamento na capital paraense:

 

"Menire: A Mulher Kayapó e o seu trabalho"

Inédita em Belém, a exposição apresenta o trabalho das menire, mulheres da etnia Kayapó, caracterizado pelos traços finíssimos feitos com tintura de jenipapo que se transformam em grafismos milimetricamente traçados. A mostra tem a preocupação política e social de reconhecer a importância do universo feminino nas aldeias e, ainda, sensibilizar, informar e educar o público não indígena sobre as lutas dos povos da floresta.

 

Período: até dia 10/09

Horário: das 10h às 18h

Local: Casa do Artesão/Espaço São José Liberto

Endereço: Praça Amazonas, s/n - Jurunas, Belém

 

"Nada se Perde"

Foto: Ascom/Fumbel

Foto: Ascom/Fumbel

A mostra integra o “Projeto De Portas e Pautas Abertas” da Biblioteca Municipal e traz história e sustentabilidade em sua proposta: na mostra é possível contemplar objetos, mobiliários e luminárias criadas a partir do reaproveitamento e ressignificação de material descartado na natureza ou em antiquários, brechós e sucatas. Desta forma, a exposição demonstra que a inventividade pode dar um novo ciclo de vida a tudo que já foi produzido, assegurando um design ambientalmente sustentável com possibilidade de geração de renda para milhares de pessoas.

 

Período: até dia 20/09

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h

Local: Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha - Rua Siqueira Mendes com Avenida São Roque, S/N, Cruzeiro-Icoaraci.

 

 “A Beleza na Escultura de Michelangelo”

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Belém é a primeira cidade da Região Norte a receber a exposição “A Beleza na Escultura de Michelangelo”, que convida o público para mergulhar na arte do escultor italiano, nascido no século XV e considerado o "gênio do Renascimento". A mostra dá espaço também a artistas que foram influenciados por Michelangelo, como o escultor, arquiteto e pintor italiano Gian Lorenzo Bernini, e o escultor italiano renascentista, de Perugia, Vincenzo Danti.

 

Período: até dia 26/09

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 22

Local: shopping localizado na BR 316, Km 01, S/N.

 

“Irradiando Vidas”

Foto: Marcos Barbosa/Comus

Foto: Marcos Barbosa/Comus

Arte e solidariedade marcam a exposição que celebra os 25 anos do Comitê Arte pela Vida, entidade responsável por auxiliar pessoas que vivem com HIV/Aids, servindo como rede de apoio. A exposição conta com mais 180 obras de artistas paraenses, nacionais e internacionais e visa arrecadar fundos, por meio da venda das obras, para a compra de cestas básicas para as mais de 200 pessoas com HIV/Aids atendidas pelo Comitê.

 

Período: até dia 30/09

Horário: das 8h às 18h

Local: galeria Benedito Nunes, no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur).

 

“Ópera Viva - 20 anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz”

Foto: Mário Quadros/Ascom Secult

Foto: Mário Quadros/Ascom Secult

A mostra exibe os figurinos que foram utilizados pelos artistas que se apresentaram ao longo dos 20 anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz. Os manequins que sustentam as peças são feitos em miriti. Com uma montagem singular, as peças flutuam no Foyer do Theatro, enquanto partituras de óperas são posicionadas acima delas, simbolizando a leveza da música. Os visitantes também poderão acessar via QR Code o catálogo com todos os detalhes de cada item do acervo.

 

Período: até dia 31/10

Horário: até dia 05/09 (encerramento da programação de reabertura do Theatro), a exposição funciona das 9h às 17h, no caso de visitas guiadas, e para o público dos espetáculos de reabertura o horário de visitação é das 19h às 20h. Após o dia 05/09, o horário fica das 9h às 11h e 14h às 17h.

Local: Theatro da Paz, Avenida Presidente Vargas, S/N.

Às segundas-feiras não há visitação no Theatro e às quartas-feiras a entrada é gratuita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?