04/09/2021 às 10h00min - Atualizada em 04/09/2021 às 10h00min

Salinas recebe Centro de Testagem Itinerante para covid-19

Ação começa hoje (4) e, após o dia 7, deve se estender para outros municípios

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Além da unidade itinerante, Sespa mantém centros fixos de testagem na Grande Belém. (Foto: Arquivo/Ag. Pará)

 

Um Centro de Testagem Itinerante de covid-19 será instalado em Salinas neste sábado (4), no Porto Grande, e oferecerá o exames de RT-PCR à população, no horário das 9h às 16h. Após o feriado prolongado de 7 de Setembro, a iniciativa será levada para outros municípios do estado.

 

O Centro de Testagem Itinerante será montado dentro de um ônibus e deve diagnosticar casos de covid-19 a partir da detecção do material genético do vírus, por meio do exame.

 

Além de um serviço à população, a atividade deve fornecer mais informações sobre o cenário epidemiológico do coronavírus no Estado do Pará e subsidiar as decisões relacionadas às medidas sanitárias contra a transmissão da doença.

 

As pessoas poderão procurar o serviço voluntariamente e serão direcionadas para o preenchimento de uma ficha com dados pessoais. Em seguida, elas terão a coleta de Swab nasofaríngeo, em que se colhe material da narina com uso do cotonete em torno de um a dois minutos de procedimento.

 

O resultado do teste, em questão, será enviado para o e-mail da pessoa que se submeteu à coleta num prazo de até 48 horas, após a coleta. Caso seja positivo para covid-19, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. A Sespa informa também que parte das amostras positivas serão enviadas para sequenciamento genético para pesquisa das novas variantes.

 

Segundo o titular da Sespa, Romulo Rodovalho, além dos centros itinerantes, a Sespa vai oferecer pontos fixos de testagem. "A unidade itinerante deve passar alguns dias em cada local, mas para reforçar a ação a Sespa vai manter um centro fixo nos Terminais Rodoviários de Belém e Ananindeua e o Centro de Testagem do Aeroporto de Belém também vai continuar funcionando, para quem chega na capital", informa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?