Diretamente ligados à autoestima feminina, os cabelos são considerados a “moldura do rosto”, e também responsáveis pela movimentação de um mercado amplo e com infinitas opções disponíveis nas prateleiras das farmácias, lojas de departamentos, supermercados e perfumarias do país.
Segundo a Kantar Worldpanel, no ano de 2018, o nicho de cosméticos para tratamento capilar cresceu 2,77%, uma vez que, a crise econômica pode afetar o ticket médio e mudança de marcas, mas, nunca o mercado, que tem índice alto de recompra dentro do segmento.
Cuidados e queda capilar
Porém, tantos cuidados com os fios não impedem que as mulheres sejam acometidas por um dos problemas mais temidos quando se trata de cabelos: a queda. Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo – SBC, 50% das brasileiras apresentam queixas a respeito, e embora pareça simples, o tema é complexo e possui diferentes causas e tratamentos.
Normalmente, perde-se de 100 a 120 fios de cabelo ao dia, e, quando este volume aumenta, começando a dar sinal de vida na mesa de trabalho, nas roupas, na cadeira do escritório e até mesmo, “entupindo” o ralo do banheiro ou a escova, é que a preocupação chega e lota os consultórios de dermatologistas e tricologistas, os especialistas em cabelos.
Causas
As causas da queda capilar podem ser hereditárias, quando não se trata especificamente de fios em queda, mas sim, da falta deles, mais conhecida como calvície; metabólicas, provocada por doenças metabólicas, como a obesidade e o colesterol alto, e também, pelo stress crônico.
Existem ainda, as causas hormonais, em que os cabelos caem por disfunções na glândula da tireoide, ovários, rins ou hipófise, incluindo também, o período pós-parto de algumas mulheres.
Além destas, existe um outro agravante para o problema: o uso indiscriminado e incorreto de produtos químicos, chapinha e secadores sem orientação profissional, o que pode transformar o sonho dos cabelos perfeitos em pesadelo.
É importante passar pela avaliação de um profissional especializado para identificar a causa específica e assim, poder iniciar um tratamento personalizado com o objetivo de sanar ou amenizar o problema.
Tratamentos e suplementação
Identificada a causa, o tratamento pode ser feito através de reposição hormonal, medicamentos específicos para a enfermidade que reflete nos fios, dietas de reposição, sessões de hidratação e nutrição e até mesmo, psicoterapia, para os casos em que o estado emocional é o gatilho para problema.
Porém, como a mulher contemporânea possui uma rotina atribulada de tarefas, pode ser que não seja possível corrigir a alimentação e fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para manter a saúde dos cabelos.
E por isso, muitos médicos e nutricionistas recomendam a suplementação através de cápsulas, que contém vitaminas e minerais essenciais. Com a ingestão diária das doses recomendadas, é possível recuperar a vitalidade do corpo e principalmente, dos cabelos, que voltam a crescer e param de cair em excesso.