Após reunião realizada ontem (8) para discutir a programação do Círio 2021 à luz do cenário pandêmico atual, em Belém, órgãos de segurança pública e a Diretoria da Festa de Nazaré reavaliaram e redefiniram algumas procissões.
O traslado da imagem na sexta-feira, 8 de outubro, que normalmente percorre os bairros da Região Metropolitana de Belém, será feito em veículo oficial do Círio, sem paradas e com um número reduzido de carros credenciados, com o final do percurso em Belém.
A procissão de sábado, 9 de outubro, que começa após a missa no Colégio Gentil Bittencourt e segue até a Catedral Metropolitana de Belém, não ocorrerá este ano. O percurso será feito no veículo oficial da festa, de forma velada a fim de evitar aglomeração de pessoas para assistir a passagem da imagem.
No domingo do Círio, dia 10 de outubro, após a missa realizada na Catedral, a imagem peregrina será transportada de helicóptero até a Basílica Santuário e contará com a cobertura de veículos de comunicação para que os fiéis possam acompanhar sem gerar aglomerações.
Segundo os organizadores da festividade, as mudanças foram necessárias para garantir a proteção da saúde dos fiéis e impedir a proliferação do vírus e suas variantes.