14/09/2021 às 14h00min - Atualizada em 14/09/2021 às 14h00min

Corda do Círio chega a Belém na quinta-feira (16)

Confira o planejamento da Diretoria da Festa de Nazaré para a corda este ano

Assessoria de imprensa/DFN
Com edição do Belem.com.br
Parte da corda ficará em exposição e outra visitará paróquias em Belém. (Foto: Ascom/Guarda de Nazaré)

               
Após alguns dias na estrada, a Corda do Círio chega à capital paraense na próxima quinta (16), por volta das 10h. Um dos principais ícones da festividade mariana, que normalmente seria usado nas tradicionais procissões do Círio e da Trasladação, ficará em exposição.

 

Por conta das mudanças no Círio de Nazaré que permanecem ainda este ano, como a ausência das procissões e da Imagem Peregrina nas ruas, uma parte da corda será apenas exposta para que os fiéis possam fazer seus pagamentos de promessas. Os pontos de exposição ainda serão definidos pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Outra parte da corda seguirá uma programação definida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que deve percorrer as 95 paróquias de Belém.

 

No sábado, dia 25, a partir das 14h30, a corda será vistoriada pela Diretoria da Festa de Nazaré no colégio Santa Catarina.

 

Confecção

 

Como nos anos anteriores, a corda foi produzida em Santa Catarina, estruturada em sisal, com 800 metros de comprimento e com 50 milímetros de diâmetro. A corda chega em Belém dividida em duas partes de 400 metros.  Ela permanece adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.

 

Histórico

 

A corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, o elemento foi incorporado às festividades e passou a simbolizar o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?