16/09/2021 às 09h28min - Atualizada em 16/09/2021 às 09h28min

Campanha do Círio arrecada doações para decorar a Berlinda

Arrecadação pretende bater a meta de 5 mil flores

Assessoria de Imprensa/DFN
Com edição do Belem.com.br
Doações podem ser feitas por pix ou cartão de crédito. (Foto: DFN)

   

Com o objetivo de arrecadar valores para o custeio da ornamentação da Berlinda e todas as celebrações do Círio 2021, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) lança a campanha Decore a Berlinda. Os devotos poderão contribuir com valores em pix ou cartão de crédito no site da Lojinha do Círio.

 

As contribuições têm o objetivo de arrecadar o suficiente para a meta de 5.000 flores, sendo que, até a manhã desta quinta (16), os valores doados já garantiram 152 flores. Cada pessoa que participar receberá um Diploma de Reconhecimento pela doação.

 

No dia 09 de outubro, a partir das 19h30, a decoração da Berlinda será transmitida ao vivo, por meio de live nas redes sociais do Círio.

 

A berlinda

 

A berlinda começou a ser utilizada no Círio a partir de 1882, por sugestão do Bispo Dom Macêdo Costa. Até então a imagem era conduzida no colo pelo capelão do Palácio do Governo, como era tradição desde o primeiro Círio, em um palanquim, uma espécie de liteira fechada, presa a um varal levado no ombro por quatro ou seis homens, veículo comumente utilizado na época por pessoas abastadas e autoridades. A partir da utilização da berlinda, puxada por cavalos, a imagem passou a ser levada sozinha.

 

Em 1885, foi introduzida a corda. No ano de 1926, entre as diversas mudanças sugeridas pelo então Arcebispo de Belém, Dom João Irineu Joffily, a berlinda foi substituída por um andor e assim permaneceu até o Círio de 1930, quando retornou. A berlinda atual é a quinta da história. Foi confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto. Ela tem estilo barroco e foi produzida em cedro vermelho. Conforme a tradição, é ornamentada com flores naturais, sendo utilizada no Círio e na Trasladação.

 

Em 2012, a berlinda passou por uma reestruturação, quando foi inserida uma nova cobertura de folhas de ouro. A reforma envolveu também a implantação de um moderno sistema de iluminação em fibra óptica, com luz branca no interior, representando a paz e a pureza de Nossa Senhora de Nazaré, e amarela na parte exterior, evidenciando os detalhes da estrutura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?