02/10/2021 às 09h22min - Atualizada em 02/10/2021 às 09h22min

Círio 2021: devoto homenageia Nossa Senhora com música inédita

No 2º ano sem procissões, os gestos de devoção têm um sentido especial

Equipe Belem.com.br
Mesmo com um formato diferenciado, Círio não perde a emoção. (Foto: Elck Oliveira)

 

Há menos de 10 dias para o Círio de Nazaré, Belém já exala um aroma típico do mês de outubro e não é o cheiro da maniçoba ou do pato no tucupi, mas o aroma da expectativa por uma das maiores celebrações religiosas do mundo.

 

Ainda que em formato diferenciado, em virtude do cenário pandêmico em que o país e o mundo se encontram, o Círio não perdeu sua emoção para quem é, verdadeiramente, devoto de Nossa Senhora de Nazaré. É o caso do empresário e militar da reserva, Leonardo Marcony.

Foto: Assessoria de Imprensa

Foto: Assessoria de Imprensa

Leonardo Macedo, devoto de Nossa Senhora de Nazaré.
 

Nascido em família católica e devoto de Nossa Senhora de Nazaré desde sempre, Leonardo comenta sobre a expectativa para mais um ano de Círio sem procissões: “o Círio, para todos nós, paraenses, é um momento de fé e durante a pandemia não é diferente. Por mais que você não esteja de corpo presente, é um dia especial para reunir a família, dia de agradecer, de comemorar o exemplo de fé que Nossa Senhora deixou para todos nós”.

 

Em mais um ano de programações atípicas, Leonardo expressa a importância das memórias, que em momentos como esses, mantêm viva a emoção de entrar no mês de outubro, sabendo o grande dia que se aproxima. “Eu me lembro quando participei efetivamente da operação de segurança do Círio, quando servia no Exército. Enquanto aguardávamos a chegada da Berlinda, pude vivenciar a energia que os romeiros transmitem por ocasião dessa procissão. Lembro como se fosse hoje, a Berlinda surgindo na esquina da Quintino com a Avenida Nazaré. Aquela imagem linda… Aquilo foi realmente contagiante. Você sente a força da fé”.

 

Como milhões de outros fiéis, este ano, Leonardo vai acompanhar os percursos da Imagem Peregrina à distância, a partir da cobertura dos veículos de comunicação. Mas, não é porque ele não estará presencialmente nas programações que vão faltar gestos de devoção à Nossa Senhora. “Acho que os gestos vão desde você enfeitar a casa, colocar a imagem de Nossa Senhora em evidência na sua residência, até participar ativamente da procissão”.

 

E, quando o assunto é gestos de devoção, Leonardo conhece bem o assunto. Resgatando um sentimento antigo de adoração, junto à necessidade pessoal de oferecer uma homenagem à Padroeira dos Paraenses, o empresário preparou, para este ano, uma ação especial:

 

“Durante esse período em que eu trabalhei na operação do Círio de Nazaré, fazendo o isolamento da área do CAN, nunca saiu da minha mente a emoção de ver a Berlinda surgindo no Largo do Redondo. Por esse motivo, eu sentia que deveria prestar uma homenagem à mãe de todos nós. E foi com essa motivação que encontrei a forma de expressar o meu sentimento por meio de uma música. Com a ajuda do maestro Alessandro Chaves, que construiu uma melodia para a letra, essa homenagem pôde tomar forma”.

 

Nas etapas finais de produção, segundo Leonardo, em breve, a canção “És Plena Nazaré” estará disponível para fazer parte do repertório do Círio. “Com muita alegria, esta singela homenagem será materializada na voz da cantora paraense, Mayara Cavalcante”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?