05/10/2021 às 12h00min - Atualizada em 05/10/2021 às 12h00min

Abertura oficial do Círio 2021 começa hoje (5)

Ao final da programação, ação inédita ocorre no CAN

Equipe Belem.com.br
Com informações da DFN
Entrada na Basílica demanda a vacinação completa contra a covid-19. (Foto: DFN)

 

A abertura oficial da 229ª edição do Círio de Nazaré ocorre nesta terça-feira (5), a partir da missa realizada na Basílica Santuário de Nazaré, às 18h. A missa será aberta ao público, com apresentação da carteira de vacinação contra a covid-19 completa, obrigatoriamente. 

 

Ao final da missa, por volta das 19h, haverá a distribuição de partes da corda deste ano para representantes das oito regiões episcopais, para que distribuam às 98 paróquias que compõem a Arquidiocese de Belém. Em seguida, a Diretoria da Festa, o Clero e convidados se posicionarão em frente à Basílica de Nazaré, para aguardar o momento em que as luzes dos tradicionais arcos e da fachada da Igreja serão acesas.

 

Outra novidade para este ano é a iluminação da Praça Santuário de Nazaré, em parceria com a Seurb, da Prefeitura de Belém, que também será acesa neste dia.

 

Concerto e premiação

 

Ainda faz parte da programação desta noite um concerto musical com a Amazônia Jazz Band, na Concha Acústica da Praça, e a premiação dos vencedores do XXVII Concurso de Redação do Círio. Este ano, o primeiro lugar foi conquistado pela aluna Izabela da Silva Santos, do Colégio Physics. O segundo lugar foi de Eliane Fernandes Sousa Menezes, da Escola Salesiano do Trabalho, e o terceiro, de Arthur Oliveira Figueiredo, do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré. Tanto os alunos quanto seus respectivos professores serão premiados.

 

Ação inusitada

 

Após a inauguração da iluminação da Praça Santuário de Nazaré, ocorrerá a ação intitulada "O Círio é da Nossa Natureza", que consiste na projeção de rostos de poetas paraenses diretamente sobre as árvores na praça, que recitarão composições em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

 

A proposta, idealização do Belem.com.br, com patrocínio da VoxData, empresa de soluções tecnológicas em comunicação, é uma experiência multi sensorial, que busca demonstrar a intensa conexão entre a fé nazarena e a natureza que faz parte da cidade. Afinal, as árvores, símbolo do bairro que leva o mesmo nome de Nazaré, sempre foram umas das principais testemunhas da grande manifestação de fé que é o Círio. Por isso, este ano, na praça do CAN, os poetas emprestarão seus rostos e vozes para, junto à natureza, prestar esta homenagem inusitada.

 

Programação:

 

Missa na Basílica Santuário: 18h

 

Distribuição da corda: 19h

 

Inauguração da iluminação na Praça Santuário
 

Apresentação da Amazônia Jazz Band

 

Premiação do XXVII Concurso de Redação do Círio

 

Ação “O Círio é da Nossa Natureza


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?