07/10/2021 às 20h00min - Atualizada em 07/10/2021 às 20h00min

​Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2021 é apresentado ao público; confira

Suellen Nunes/Equipe Belem.com.br
A cor predominante do manto é verde água, simbolizando esperança. (Foto: Reprodução/Gabriel Lima)
                                                   
A apresentação do manto é um dos momentos mais aguardados da festividade em homenagem à padroeira. A Basílica Santuário de Nazaré, que tradicionalmente estaria lotada para o evento, na noite desta quinta-feira (7), ficou com as portas fechadas, apenas com a participação restrita de membros da Diretoria da Festa, vigários episcopais e profissionais de imprensa.

Após a missa celebrada pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, as luzes se apagaram e a imagem com o novo manto foi erguida. A artista plástica e bacharel em moda Lorena Chady e a estilista Káthia Novelino foram as escolhidas pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) para criação do símbolo este ano. Lorena foi convidada pela primeira vez pelo coordenador da DFN, já Káthia Novelino participa da criação do manto desde 2018.

Manto oficial do Círio 2021.(Foto: Reprodução)


A cor predominante do manto é verde água, um tom suave e sereno do verde, encerrando esperança, com complementos em prata, pérola e outros tons de verde. Destacam-se bordados eclesiásticos compondo a ornamentação em prata e dourado. Na borda, as cordas e laços de amor com que Maria nos cerca, com os quais as famílias devem também envolver-se.

O broche à frente do manto traz o “Zayn”, número sete em hebraico, a simbolizar o fundamento da palavra de Deus, o número da plenitude e da perfeição física e espiritual inerente a toda a obra de Deus sobre a terra. A perfeição da criação revela a grandeza do Criador.

FÉ SEM DISTÂNCIAS 

Com as mudanças impostas pela pandemia, a Diretoria promove o Círio Virtual, com transmissão dos principais eventos da festividade. A programação está sendo retransmitida pela web TV Círio, Fundação Nazaré e Funtelpa, tendo o Banco do Estado do Pará (Banpará) como um dos apoiadores. "Agradecemos a sensibilidade da presidência do Banpará. Num ano difícil, no qual chegamos a antever uma situação delicada nas finanças do Círio, mesmo assim nossos patrocinadores não nos faltaram", ressaltou o coordenador.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?