12/10/2021 às 11h30min - Atualizada em 12/10/2021 às 11h30min

Câncer de mama afeta quase metade dos cães e gatos no Brasil

Entenda quais são os principais fatores de risco, tratamento e prevenção

Assessoria de Imprensa
Com edição do Belem.com.br
Câncer de mama também afeta e diminui a qualidade de vida dos animais. (Foto: Reprodução/Getty Images)

                           
No mês de campanha do Outubro Rosa, que traz conscientização para diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama, a data também deve ser lembrada para os cães e gatos, uma vez que a doença atinge quase metade desses pets no Brasil. 

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama atinge pelo menos 45% das fêmeas caninas. No caso das gatas, a doença atinge pelo menos 30% e cerca de 5% dos casos são diagnosticados como tumores malignos. Ainda segundo a pesquisa, 20% dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento. 

No entanto, a doença também pode se propagar em cães e gatos machos. Por isso, a necessidade de cuidados e, principalmente, de um diagnóstico precoce a fim de tratar o problema o quanto antes.  

Segundo o médico veterinário, Odilon Soares, a causa do câncer de mama envolve questões genéticas e hormonais, mas também está relacionado ao uso exagerado de anticoncepcionais e alimentação não balanceada. "Uma das medidas recomendadas para reduzir a probabilidade de aparecimentos de tumores mamários nos pets é a castração, que deve ser efetuada ainda nos primeiros cios. Apesar de ser um procedimento cirúrgico, os riscos são baixos e menores dos envolvidos com o uso dos anticoncepcionais", pontua. 

Os sintomas podem variar dependendo do caso, porém os mais comuns são: dilatação na mama, secreção na região mamária, nódulos inchados, vômitos, falta de apetite, entre outros. O especialista alerta para o diagnóstico e tratamento precoce, que aumentam as chances de cura do tumor.  

"Outra medida importante de prevenção é a visita semestral ao veterinário. O check-up pode ajudar no diagnóstico precoce da doença, o que possibilita o melhor resultado do tratamento, maior chance de cura e recuperação. Ao notar qualquer carocinho ou nódulo, é fundamental levar o pet ao veterinário", sinaliza. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?