08/10/2019 às 07h14min - Atualizada em 08/10/2019 às 07h14min

Icoaraci chega aos 150 anos como um dos distritos mais queridos

Vila Sorriso ganha programação especial no dia do seu aniversário

Jéssica Santana (estagiária, com revisão da jornalista Elck Oliveira DRT - 1847)
Jéssica Santana
Com aproximadamente 500 mil habitantes, o distrito é considerado o maior da capital paraense (Foto: Fernando Sette/Comus)
Conhecido pela beleza, arte, cultura e gastronomia. Icoaraci, um dos oito distritos de Belém completa 150 anos nesta terça-feira (8). Com aproximadamente 500 mil habitantes, o distrito é considerado o maior da capital paraense. O local é famoso pelo Polo do Artesanato do Paracuri, onde são fabricadas peças com traços Marajoaras e Tapajônicos.
 
Os habitantes de Icoaraci são carinhosamente chamados de "Pé redondo", expressão usada pelo fato dos moradores usarem a bicicleta como principal meio de transporte.
 
O distrito foi fundado pelos portugueses no século XVII e já teve vários nomes até ser batizado como Icoaraci, nome de origem Tupi, que significa "Sol do rio". Anos atrás, Icoaraci era composto apenas por ruas que são ordenadas de 1°, 2° até 7° rua, e nove travessas. Ao longo do tempo, Icoaraci foi crescendo e hoje tem mais de 13 bairros, desde a Pratinha até o Maguari.
 
Localizado de frente para a Baía do Guajará, tem uma das praias mais procuradas no período das férias, a praia do Cruzeiro, que fica na Orla de Icoaraci. De lá é possível ver o por do sol, praticar atividades físicas, comer em um dos restaurantes ou simplesmente tomar uma água de coco. O local também é a principal saída para as ilhas do Marajó e Cotijuba.
 
Ao longo do tempo, com o crescimento do distrito, muitas empresas abriram filiais, movimentando a economia e gerando emprego e renda. Além dos novos comércios que vem se espalhando de forma acelerada pelo distrito. Outro polo econômico dia distrito é a feira da 8 de maio, uma das mais movimentadas de Belém. Foi na feira, vendendo coco, que o comerciante Luiz Carlos conseguiu manter a família. "Faz mais de 20 anos que eu vendo coco na feira, foi assim, vendendo coco que eu conseguir tudo o que tenho", relata o feirante.
 
Por ficar localizado a 20 km do centro Belém, Icoaraci ficou conhecido como um país (por ser longe de tudo), e a brincadeira gerou e gera muitos memes nas redes sociais, mas, não é só a distância que cria anedotas com o distrito. Icoaraci tem uma grande quantidade de transportes alternativo (as famosas vans), que passam por vários locais do centro da cidade, levando e trazendo passageiros. "Essas brincadeiras só elevam o nosso distrito, pois aqui todos nós amamos esses memes (risos)", conta a estudante Patrícia Tereza.
 
Programação de aniversário
 
Em comemoração aos 150 anos do distrito, a Prefeitura de Belém, junto com a Agência distrital de Icoaraci, vai promover um grande evento na Praça Matriz, nesta terça-feira (8), a partir das 8h, com serviços de cidadania, apresentações culturais, bolo, entre outras atrações.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?